Grupo PET - FAUrb em encontro nacional de arquitetura e preservação

9 de Abril de 2008

Nos dias 8 a 11 de junho o grupo PET – FAUrb (Programa de Educação Tutorial da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFPel) participará, em Salvador-BA, do Arquimemória 3, encontro nacional de arquitetos sobre preservação do patrimônio edificado. O grupo apresentará o trabalho desenvolvido na oficina “Prática de educação patrimonial com roteiro guiado na cidade de Pelotas”.A pesquisa se constitui em um roteiro de educação patrimonial na área urbana, dedicado aos moradores da área conhecida como Doquinhas. A atividade integrou o Projeto “Ação nas Doquinhas – Uma experiência de ensino alternativo”, conduzido pelos nove grupos PET da UFPel. Para isso foi produzido um folder interativo, utilizado como ferramenta pedagógica durante a oficina, de forma a estimular o pensar sobre o local, seu reconhecimento e a formação de vínculos fortalecedores de identidade. Além disso, a oficina propôs um momento de apropriação cultural da área central da cidade pelos moradores da periferia, os quais normalmente a fruem apenas como alternativa de trabalho informal ou como lugar que não lhes pertence.“O grupo PET – Arquitetura e Urbanismo vem assumindo os trabalhos de extensão de modo integrado com a produção do saber, num processo desencadeador de formação de pessoas comprometidas e interessadas em levar a universidade para além de seus limites tradicionais, com os lugares e as pessoas não sendo tratados apenas como objetos de estudo, mas como lugares de convívio e como parceiros de trabalho”, observa o professor da FAUrb, Maurício Polidori.