Palestra aborda poluição das águas por agrotóxicos

8 de Abril de 2008

O Programa de Pós-Graduação em Química, curso de mestrado, da UFPel realizará o seminário “Poluição das águas por agrotóxicos: apresentação de pesquisas desenvolvidas pelo Lacom (Laboratório de Análise de Compostos Orgânicos e Metais) da Furg, com enfoque no desenvolvimento de metodologias”. O evento ocorre nesta quarta-feira(9), às 14h, no mini-auditório do Instituto de Química e Geociências(IQG), no campus. O palestrante será o professor Ednei Gilberto Primel, do Lacom da Furg, e-mail dqmednei@furg.br .

Conforme os organizadores da palestra, o sucesso da produção agrícola depende, geralmente, da aplicação de substâncias químicas, dentre elas destacam-se os agrotóxicos, que podem ser transportados para fontes de água causando poluição e riscos à saúde humana. Com a crescente preocupação mundial com a qualidade das águas, torna-se indispensável o desenvolvimento de procedimentos analíticos para avaliar a ocorrência desses agrotóxicos em diferentes compartimentos do meio ambiente, especialmente nas águas de superfície, de abastecimento público e subterrâneas.

No seminário serão apresentados alguns trabalhos de pesquisa desenvolvidos no Lacom para a quantificação de agrotóxicos e seus metabólitos em águas de abastecimento público e em águas de superfície captada para abastecimento no município de Rio Grande, enfatizando o desenvolvimento de metodologias desde a etapa de validação até o tratamento dos dados.

Mais informações no Programa de Pós-Graduação em Química da UFPel, e-mail ppgq@ufpel.edu.br fone (53) 3275-7533.