Acervo do Margs em exposição no Museu Leopoldo Gotuzzo

8 de Abril de 2008

margs.JPG O Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo (Malg/UFPel) sediará, de 12 de abril a 1º de junho, a exposição de importantes obras do acervo do Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs). A mostra “Expressividade na Arte Brasileira” pretende não apenas expandir o alcance geográfico do olhar sobre a coleção do Margs, mas contribuir para a pesquisa, a divulgação e a consagração das artes visuais no Estado.A vernissage está programada para a próxima sexta-feira(11).

“O Margs visita o Estado na companhia de ícones da arte brasileira. Depois de expor em Porto Alegre a trajetória da formação de sua coleção na mostra Acervo do Margs – Evolução histórica, nada mais oportuno do que promover a ampliação de horizontes culturais, levando uma amostra da arte brasileira e gaúcha até outras cidades, numa experiência cultural-pedagógica com o apoio do Governo do Estado e da Secretaria da Cultura”, observa o diretor do Margs, Ado Malagoli.

Incluindo as cidades de Caxias do Sul, Santa Cruz do Sul, Passo Fundo e Pelotas, o projeto itinerante conta também com um trabalho de ação educativa que vem fornecendo a estudantes e professores elementos para aprimorar, debater e fruir a Arte, na tentativa de estabelecer um intercâmbio cultural entre as diversas comunidades gaúchas.

A exposição inclui obras de Cândido Portinari, Rossi Osir, Danúbio Gonçalves, Edgar Koetz, Henrique Fuhro, Glauco Pinto de Moraes,Tomie Ohtake, Arthur Luiz Piza, Iberê Camargo, Karin Lambrecht, Leonilson, Eduardo Sued, Carlos Zílio, Beatriz Milhazes, Mauro Fuke, Francisco Stockinger, Avatar Moraes, Oswaldo Goeldi, João Fahrion e Emiliano Di Cavalcanti, enfocando temas como expressividade e engajamento, expressividade e reconfiguração, forma e expressividade, expressividade fragmentação e modernismo e expressividade.