UFPel leva assistência às famílias da região do Porto

7 de Abril de 2008

ufpel-em-acao-1.JPGCom a participação de mais de 150 pessoas da comunidade, foi realizada no sábado(5), na sede do Ambulatório Veterinário mantido pelo Hospital de Clínicas Veterinárias da UFPel, na rua Conde de Porto Alegre esquina rua Santos Dumont, mais uma ação comunitária do programa de Extensão “Ação Interdisciplinar de Atenção Integral a Carroceiros e Catadores de Lixo de Pelotas” .

Utilizando a recreação como forma de interação, os professores e alunos dos cursos de Veterinária, Serviço Social, Medicina, Odontologia, Direito, Agronomia, Educação Física e Educação trabalharam a interdisciplinaridade e a orientação à comunidade sobre temas como bem-estar animal, zoonoses, saúde oral, auto exame de mama, dengue, doenças da pele, hipertensão e higiene.

A Secretaria Municipal de Trânsito participou do evento com uma escolinha para orientar as crianças sobre as principais regras de trânsito.

O trabalho foi realizado por 40 alunos e professores, com as participações do pró-reitor de Extensão e Cultura da UFPel, professor Vitor Hugo Manzke; do diretor do Hospital de Clínicas Veterinárias, Luiz Paiva Carapeto; e da diretora da Faculdade de Odontologia, professora Márcia Bueno.

Segundo o coordenador do projeto, professor Carlos Eduardo Wayne Nogueira, o programa iniciou há cinco anos, a pedido da Associação dos Charreteiros. Atualmente são oferecidas às 350 famílias cadastradas no programa (oriundas de diversas localidades do município) ações periódicas e continuadas com a participação de professores, residentes e alunos dos cursos.