ISP realiza Encontro Internacional de Ciências Sociais

3 de Abril de 2008

O Instituto de Sociologia e Política(ISP) e o mestrado em Ciências Sociais, com a parceria do Instituto de Ciências Humanas(ICH) da UFPel, promovem, entre os dias 9 e 11 de abril, o I Encontro Internacional de Ciências Sociais e III Encontro de Ciências Sociais do Sul, que tem como tema: “Democracia, desenvolvimento, identidade”. O evento será composto por apresentação de trabalhos (manhãs), seis mesas redondas (tarde) e três conferências (noite).

Importantes pesquisadores das Ciências Sociais estarão presentes, como Maria da Glória Gohn (Unicamp), Ricardo Virgilino Silva (UFSC) e Marcio Goldman (UFRJ), José Maurício Arruti (PUC/RJ), José Carlos dos Anjos (UFRGS), Bruno Wanderly Reis (UFMG), Emil Sobbotka (PUC/RS) e Adriana Marrero (Universidad de la Republica, Montevideo).

As sessões temáticas ocorrerão no turno da manhã, com a apresentação de mais de 130 trabalhos sobre Antropologia, Ciência Política e Sociologia, vindos de todas as regiões do país, além do Uruguai. À tarde, ocorrem as Mesas Redondas, tendo como temas: Partidos e Eleições; Antropologia, Comunidades “Remanescentes” e Política no Brasil; O Lugar da Teoria Política na América Latina; Políticas Públicas, Cidades e Atores Sociais; Mito – História, Memória, Território; Capital Social e Desenvolvimento.

O evento será realizado no auditório do campus das Ciências Sociais, na rua Alberto Rosa, 154, térreo, e no Instituto de Sociologia e Política. A exceção é a conferência de abertura, no dia 9, às 19h, com a professora Maria da Glória Gohn, que ocorrerá na sala 54 da Faculdade de Odontologia.

As inscrições já estão abertas, a um custo de R$ 10,00 para estudantes de graduação, R$ 15,00 para estudantes de pós-graduação e R$ 30,00 para profissionais. Os interessados devem pagar a taxa de inscrição no Banco do Brasil (ag. 4468-7; conta 8.3526). Mais informações podem ser obtidas no endereço www.ufpel.edu.br/isp/ppgcs/iii_ecsul.htm .

Programação Geral:

Conferências:

Profa. Maria da Glória Gohn/UNICAMP – 09/04 – 19 horas
Faculdade de Odontologia – sala 54

Profa. Ricardo Virgilino Silva/Universidade Federal de Santa Catarina 10/04 – 19 horas

Campus das Ciências Sociais/Auditório – Rua Alberto Rosa, 154, térreo.

Prof. Marcio Goldman/UFRJ – 11/04 – 19 horas

Campus das Ciências Sociais/Auditório – Rua Alberto Rosa, 154, térreo.

Grupos de trabalho:
Dias: 9, 10 e 11 de abril de 2008 (das 8h às 12h)
Local: Instituto de Sociologia e Política – Rua Alberto Rosa, 154, 2º andar.

Mesas redondas:
Local: Campus das Ciências Sociais/Auditório – Rua Alberto Rosa, 154, térreo.

Mesa 1 (09/04 – das 14 h às 16h):
Antropologia, Comunidades “Remanescentes” e Política no Brasil

Coordenador: Wilson José Ferreira de Oliveira (UFPEL)
Beatriz Ana Loner (UFPEL)
José Carlos dos Anjos (UFRGS)
José Maurício Arruti (PUC-RJ/CEBRAP)

Mesa 2 (09/04 – das 16h15 às 18h15):
O Lugar da Teoria Política na América Latina
Coordenador: Daniel de Mendonça (UFPEL)
Bruno Wanderley Pinheiro Reis (UFMG)
Ricardo Virgilino da Silva (UFSC)

Mesa 3 (10/04 – das 14 h às 16h):