Mestrado em Química promove seminário sobre Nanotecnologia

2 de Abril de 2008

O curso de Mestrado em Química do Instituto de Química e Geociências (IQG) da UFPel promove nesta quinta-feira(3), às 14h, no mini-auditório do IQG, o seminário intitulado NANOTECNOLOGIA: DO CONCEITO ÀS APLICAÇÕES, ministrado pela professora coordenadora da Pós-Graduação em Nanociências da Unifra - Santa Maria, pesquisadora bolsista do CNPq na área de nanotecnologia.

Resumo

A nanotecnologia é um dos campos de pesquisa de maior interesse na atualidade devido à sua enorme e intrigante abrangência e interdisciplinaridade. Este fato a torna acessível a constantes contribuições das mais diversas áreas do conhecimento, levando a um futuro ainda desconhecido, mas certamente revolucionário.  Através do seminário, ficará claro o que é nanotecnologia e porque ela deverá gerar tantos impactos tecnológicos e sociais.

Serão mostradas as principais evoluções tecnológicas que já ocorreram e o que se pode esperar em termos de aplicações em um futuro próximo relacionado com a nanociência e nanotecnologia. Da mesma forma, serão mostrados trabalhos realizados em no grupo de pesquisa em nanobiomateriais do IQG, mais especificamente em nanotubos e fulerenos de carbono – elementos chaves da nanotecnologia. Esses trabalhos fazem uso de técnicas de simulações computacionais ab initio e caracterizações experimentais de espectroscopia Raman, que são, ambos, o estado da arte em termos de descrição de propriedades de sistemas nanométricos.

A possibilidade de manipular materiais através de sua estrutura química e torná-los funcionais através de experimentos e/ou simulações abre enormes perspectivas de aplicações. Serão destacados alguns exemplos de aplicações de nanomateriais que têm sido intensamente estudadas, como miniaturização de dispositivos eletrônicos, armazenagem de dados em computação, estocagem de energia, sistemas altamente resistentes à tensão, manipulação de fármacos, sensores químicos e biológicos com uma atividade específica, entre outros. “Atualmente, devido à nanotecnologia estar apenas na infância, podemos ter somente uma certeza: todas as áreas do conhecimento humano e várias tarefas do nosso cotidiano serão drasticamente afetadas devido à nanotecnologia em um futuro muito próximo”, observa a conferencista.

Informações: Programa de Pós-Graduação em Química – UFPel Fone/Fax: (53) 3275-7533; ppgq@ufpel.edu.br .