Projeto da FAUrb é referência nacional

1 de Abril de 2008

sta-vitoria-do-palmar.JPG A Equipe da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo(FAUrb) da UFPel, através do Laboratório de Geoprocessamento(LabGeo) e do Grupo PET-FAUrb, participou em Santa Vitória do Palmar do ato de inauguração da “Ciclovia do Porto”, no dia 28 de março, quando apresentou para a comunidade os resultados do projeto de extensão “Desenho Urbano em Santa Vitória do Palmar”, com os subprojetos “Mobilidade Urbana” e “Requalificação da Área Central”, junto com o prefeito Cláudio Pereira e com o secretário Abner Jandir.

Estavam presentes o representante do Ministério das Cidades Eduardo Macluf e o deputado federal Henrique Fontana, líder do governo na Câmara dos Deputados. Através deles o projeto deve buscar recursos na ordem de R$ 1 milhão para a cidade, em decorrência das propostas da FAUrb.
            Na ocasião, os representantes do governo brasileiro destacaram a importância de projetos como os encaminhados pela parceria entre a UFPel e a Prefeitura daquela cidade, buscando a sustentabilidade urbana através de planos e projetos voltados a um sistema de transporte não motorizado. Conforme a equipe da UFPel, Santa Vitória do Palmar é um município que está assumindo essa responsabilidade de modo pró-ativo, com benefícios para todos. Nessa direção, o representante do Ministério das Cidades destacou que o projeto da FAUrb assume a condição de projeto referencial para o Brasil, convidando a equipe para apresentá-lo em seminário nacional que ocorrerá em Brasília, no dia 9 de maio.
         Conforme o coordenador do trabalho, professor Maurício Polidori, o projeto trata dos temas da mobilidade urbana, com ênfase no transporte não motorizado através da criação de uma ciclo-rede, articulada com a requalificação da rua Barão do Rio Branco, que representa a condição de centralidade máxima da cidade. A proposta da ciclo-rede é composta de vias cicláveis, passeios ou calçadas compartilhadas entre pedestres e bicicletas, ciclofaixas unidirecionais compartilhadas com os estacionamentos e ciclofaixas bidirecionais exclusivas, nas vias de maior fluxo. A implantação se dará em três etapas, que permitirão à área urbana dispor de um sistema de circulação confortável e sustentável.
          As pesquisas de tráfego e de opinião realizadas pela FAUrb demonstraram que o uso da bicicleta na área central é intenso, com horários em que sua quantidade supera inclusive a de veículos motorizados. O trabalho constatou também a grande utilização dos passeios para os deslocamentos dos ciclistas, o que veio a demonstrar a necessidade da criação de uma pista exclusiva para este fim na rua Barão do Rio Branco, que se caracteriza como um centro linear e fortemente concentrador de comércio, serviços e outras facilidades urbanas, para a qual está prevista uma ciclofaixa bidirecional de três metros de largura, mantendo um estacionamento paralelo e uma faixa unidirecional de veículos motorizados.
          Além disso, foram incluídos alargamento de passeio nas esquinas e ao longo da via, com destaque para as áreas de uso público, sendo também criados locais específicos para o estacionamento de bicicletas e novos elementos do mobiliário urbano, sinalização indicativa e paisagismo vegetal, os quais irão conferir qualidade estética ao logradouro.
           A Equipe da FAUrb é uma composição entre o LabGeo – Laboratório de Geoprocessamento da UFPel e o PET FAUrb – Programa de Educação Tutorial, sob coordenação do professor Polidori, e conta com a participação do engenheiro Horácio Oliveira, da arquiteta e urbanista Fernanda Pereira da Silva e dos alunos da FAUrb Christiano Toralles e Rafael Carvalho, bem como dos bolsistas do PET FAUrb Jeremias Formolo, Manoela Py Sostruznik, Marina Carvalho, Paula Alquati e Sabrina Rau.