Em cumprimento ao seu papel social e às políticas do governo federal, a UFPel participa das iniciativas de ampliação do acesso de jovens e de adultos ao ensino superior público, gratuito e de qualidade, seja através da criação de novos cursos e da ampliação do número de vagas ou do engajamento à novas alternativas como a educação a distância.
Historicamente combatida, com o argumento de que seria uma educação mais tecnicista do que tecnológica, de pouca qualidade e sintonizada muito mais com metas estatísticas do que propriamente com a formação em si, a educação a distância vence preconceitos e avança em função dos avanços tecnológicos.
“Pensando em uma educação online, com aberturas várias, a UFPel está integrada em três programas governamentais de oferta de educação superior a distância, que, de forma diferenciada, focalizam muito mais do que uma graduação, a formação de professores”, observa a pró-reitora de Graduação, professora Eliana Póvoas.
O credenciamento da Universidade ao sistema de educação a distância aconteceu na gestão anterior, com o curso de Matemática, através de um programa específico do MEC naquele momento – o Pró-Licenciatura (ProLic). Hoje, o programa, em sua primeira fase, já está na metade do curso, em seu quinto semestre, sendo oferecido em três municípios vizinhos – Turuçu, Jaguarão e Canguçu. “Ao mesmo tempo em que foi pioneiro, o curso serviu para problematizar várias questões, permitindo avaliar suas fragilidades e potencialidades”, explica Eliana.
Num segundo momento, a UFPel credenciou-se, em novo edital, ao ProLic 2, também com os cursos de Matemática e com a possibilidade de agregar à mesma rede as licenciaturas em Letras/Espanhol e Geografia.
Universidade Aberta
Nos últimos quatro anos, a exemplo de vários países, lança-se no Brasil a Universidade Aberta. Na UAB (Universidade Aberta do Brasil) não existe a territoriedade física, mas um sistema de redes, formado por todas as universidades públicas brasileiras, que atuam como parceiras. A UFPel desponta na oferta das licenciaturas de Pedagogia e de Matemática, sendo que os programas anteriores (Pró-Licenciaturas 1 e 2) migram para o sistema UAB.
“É o redimensionamento de noções básicas da modernidade. As formas como entendíamos espaço e tempo mudaram”, define a pró-reitora de Graduação da UFPel. Ela explica que o sistema UAB busca contemplar as necessidades dos municípios. Normalmente, não se oferece educação a distância para grandes cidades, especialmente aquelas que já contam com universidade federal, priorizando-se os municípios do interior. “É um movimento de expansão e de interiorização do ensino superior, onde se incluem também as novas universidades recentemente criadas”, observa.
No momento, a UFPel é parceira em 12 pólos, com as duas licenciaturas, cada uma oferecendo 50 vagas, ambas com a duração de quatro anos e obedecendo os mesmos moldes do sistema presencial (processo seletivo, semestres, férias, matrículas). “As especificidades se dão na prática pedagógica, mas não no acesso ou nas avaliações, que em nossos projetos são presenciais”, explica Eliana Póvoas.
Como funciona
Parceiros da iniciativa, os municípios-pólos têm grande responsabilidade no sistema. As exigências impostas pela Universidade e pelo Ministério da Educação incluem a montagem de laboratório bem equipado, sala de vídeo-conferência, sala para estudo, biblioteca, secretaria, um coordenador e professores tutores que interagirão com seus alunos, dirimindo de forma online todas as suas dúvidas e questionamentos. Trata-se de uma grande rede, pois, considerando os dois cursos (Matemática e Pedagogia), estão envolvidos quase 200 professores, todos bolsistas, pagos pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
A responsabilidade pelo conteúdo é dos professores da UFPel (na UAB, denominados de professores pesquisadores). A seleção dos tutores é feita em cada um dos municípios-pólos.
A pró-reitora de Graduação, que acredita ser possível a expansão do ensino a distância para outros cursos da UFPel, como as Ciências Biológicas. “Felizmente, temos dentro da nossa Universidade pessoas muito qualificadas em todas as áreas e que têm nos apoiado na construção permanente e no aperfeiçoamento de nossa plataforma de aprendizagem, disponibilizado-a a todos os docentes da instituição, cujo interesse vem apresentando constante crescimento”, acrescenta.
Segundo Eliana Póvoas, a expansão do número de pólos também é possível. Basta que os municípios interessados disponham de boa infra-estrutura de acesso à internet e a processos de interação como vídeo-conferência e vídeo-aulas, e recursos humanos qualificados.
Pólos UAB/UFPel
Canguçu
Turuçu
Jaguarão
Arroio dos Ratos
Cachoeira do Sul
Camargo
Herval
Restinga Seca
São Francisco de Paula
Seberi
Videira (SC)
Paranaguá (PR)