A acadêmica Mariluci Cardoso de Vargas, bolsista do Núcleo de Documentação Histórica (NHD) do Instituto de Ciências Humanas (ICH/UFPel), foi aprovada no Mestrado de História da Unisinos, com bolsa integral do CNPq. A aluna, que desenvolveu diversos trabalhos junto à equipe do NDH, atuando como voluntária e bolsista em diversos projetos, dará continuidade ao seu trabalho de monografia de conclusão de curso: “Memórias da militância feminina contra a ditadura militar no Rio Grande do Sul (1968-1973)”.
Mariluci ressalta a importância da formação complementar durante a graduação obtida junto aos projetos de pesquisa, extensão e ensino onde atuou e que lhes foram úteis no momento de montar o projeto de Mestrado e de acumular os conhecimentos necessários ao seu êxito.
“Mauro Tavares, Artur Peixoto, Mário San Segundo, Aristeu Lopes, Débora de Paula e agora Mariluci são exemplos do quanto é importante a inserção dos alunos de graduação em atividades complementares e do quanto o NDH-UFPel contribui no sentido de instrumentar seus colaboradores para o seguimento da carreira acadêmica”, avalia o professor Paulo Koschier, do NHD.
Mariluci Vargas atuou como voluntária e bolsista nos seguintes projetos do NHD: “Memórias da Cidade: Pelotas através da voz de seus moradores” (orientação de Lorena Almeida Gill), “Dicionário Histórico de Pelotas” (orientação de Beatriz Loner e Mário Osório Magalhães), “Mulheres afro-descendentes no Brasil e Uruguai” (orientação de Beatriz Loner) e “Traçando o Perfil do Trabalhador Pelotense” (orientado por Beatriz Loner).