UFPel na cooperação internacional da Lusofonia

17 de Junho de 2013

foto-10.JPG A UFMG sediou o XXIII Encontro da Associação de Universidades dos Países de Língua Portuguesa, entre os dias 9 e 11 de junho. O evento contou com a presença de representantes de dezenas de universidades provenientes de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique e Portugal, oportunidade em que a UFPel esteve presente com o diretor da Coordenação de Relações Internacionais, Gustavo Vieira, e com o pró-reitor de Extensão e Cultura, Antônio Cruz, que também participou em nome da comissão de internacionalização do Proext.

O evento contou com representantes dos Ministérios de Educação dos respectivos países, e reitores e reitoras da UFMG, UFRGS, UFPE, UNILab, UFMT, FURG, UFSC, UFPR, Universidade de Algarve, Universidade Aberta de Lisboa, Instituto Politécnico de Bragança, Universidade de Lúrio, Universidade de Aveiro, Universidade Eduardo Mondlane, além de vice-reitores(as) da UFCSPA, UFRGS, Universidade de Macau, Universidade Nova de Lisboa, Universidade do Minho, entre outras.

Segundo o titular da Coordenação de Relações Internacionais da UFPel, “apesar das descontinuidades geográficas, a identidade cultural e linguística pode desempenhar um papel chave na cooperação de ordem complementar, sobretudo se acentuarmos esforços em direção à cooperação com os países de língua portuguesa na África, a partir de nossas fortalezas complementares, notadamente no nosso pós-graduação”. A UFPel mantém convênios com diversas universidades de Angola, Moçambique e Portugal.

Na foto, o professor Antonio Cruz, em pronunciamento durante o evento.