Centro de Letras e Comunicação sob nova direção

9 de Abril de 2013

diretores.jpg Foi realizada às 10h desta terça-feira(9) a cerimônia de posse da nova direção do Centro de Letras e Comunicação (CLC/UFPel). No ato, presidido pelo vice-reitor Carlos Rogério Mauch, no exercício da Reitoria, o professor Luís Isaías Centeno do Amaral assumiu o cargo de diretor, tendo como diretora adjunta a professora Márcia Dresch.

paulo-borges.jpg Ao fazer uso da palavra, o ex-diretor, professor Paulo Ricardo Silveira Borges, disse que sua manifestação seria acompanhada pelos sentimentos de dever cumprido e de agradecimento. Ele fez um relato sobre o trabalho realizado pela área de Letras em prol de uma unidade acadêmica própria, alvo que começou a ser concretizado no ano de 2005, com o desmembramento do antigo ILA (Instituto de Letras e Artes), que originou o Instituto de Artes e a Faculdade de Letras.

“Em outubro de 2010, fruto das importantes e benéficas implicações advindas do Programa Reuni, constituímo-nos em um Centro: Centro de Letras e Comunicação”, festejou Borges, descrevendo a forma aberta e democrática com que foram eleitos o diretor, os chefes de Câmaras, os coordenadores de cursos e os demais membros do novo Conselho do CLC.

Como havia sido pactuado na oportunidade, após a regulamentação dos Centros pelo Conselho Universitário, em novembro de 2012, foi deflagrado o processo eleitoral para a nova direção do CLC, redundando na escolha dos diretores ora empossados.

Paulo Borges agradeceu a todos os segmentos da comunidade acadêmica, ao Conselho do CLC, ao apoio da administração central anterior e atual, e, em especial, aos professores, “pelo auxílio administrativo; pelos projetos de pesquisa, extensão e ensino desenvolvidos; pela qualificação da graduação e pós-graduação; pelas colaborações enquanto chefes, coordenadores e vice-diretores; pela busca responsável de uma qualidade de ensino atrelada à excelência acadêmica, compromisso social e formação cidadã; na manutenção de um projeto que nos acompanha há 29 anos, desde a criação e entrada da primeira turma do curso de Letras, em agosto de 1984”.

Nova direção

foto-melhor.jpg Em seu pronunciamento, o novo diretor do CLC prometeu cumprir os compromissos assumidos com professores, funcionários e com os estudantes. “Este Centro tem 868 alunos, 61 professores, nove cursos de graduação, dois de pós-graduação, ao redor de 700 alunos em cursos de extensão e apenas seis funcionários em funções de secretaria”, disse, ao projetar demandas que procurará solucionar num processo de parceria com a administração central da UFPel.

Luís Isaías Centeno do Amaral destacou a visão da nova gestão Mauro/Mauch no resgate da “alma acadêmica” da Universidade. “Gostaríamos de elogiar especialmente a disposição para o diálogo e a descentralização das decisões, ações que já marcam esta administração”. Outro aspecto destacado foi o foco nas atividades-fins.

“Seremos parceiros da Reitoria para que essas ações aconteçam também no CLC. Se aceitarem a nossa parceria, apoiando o CLC em suas demandas, terão ao redor de 10 por cento de suas promessas de campanha cumpridas”, brincou, dirigindo-se ao vice-reitor.

Voltando-se ao ex-diretor, disse: “Tua gestão ficará em nossa memória como simbólica de valores fundamentais à convivência humana – a cordialidade, a ponderação, a paciência, a disposição de tornar o CLC maior. Saiba que esses valores servirão como um legado a esta gestão que se inicia hoje”.

O novo diretor reafirmou o compromisso de administrar com responsabilidade e transparência e de fazer uma gestão democrática, que valorize a participação e respeite as decisões coletivas, e de priorizar as atividades-fins – a formação profissional, a formação continuada e a formação de pesquisadores nas áreas de Letras e Jornalismo; buscar a excelência acadêmica e a meritocracia; primar pela utilização racional dos recursos materiais do CLC; e advogar pela Universidade pública, gratuita e de qualidade.

De sua parte, a diretora adjunta resumiu sua fala a um conjunto de agradecimentos. Disse que a nova direção assume em um período no qual a Universidade tem um perfil administrativo sério e responsável. “Pretendo não apenas gerenciar questões burocráticas, mas colaborar nas questões pedagógicas”, afirmou.

mauch.jpg Fechando a cerimônia, o reitor em exercício, Carlos Mauch, observou que o professor Paulo Borges conduziu a Unidade, num período de transição de sua história, com tranquilidade e transparência, que culminou em um processo de eleição paritária. “A Universidade precisa se espelhar nesse novo rumo, respeitando as escolhas da comunidade. Em janeiro, demos início a um novo período, que se caracteriza pela valorização dos Conselhos e dos diretores de unidades, ouvindo os diversos segmentos da comunidade. A administração central será parceira, garantindo os processos democráticos, e de portas abertas para o diálogo”, finalizou.