Núcleo de Estudos Fronteiriços inicia comemoração dos 70 Anos da Praça Internacional

25 de Fevereiro de 2013

publico-mesa-70-anos-da-praca-internacional-historia-rumos-e-desafios.jpg A Praça Internacional completa 70 anos no dia 26 de fevereiro, entretanto, os eventos para comemorar esta importante data tiveram início na última sexta-feira (22). Nesse sentido, o Núcleo de Estudos Fronteiriços juntamente com a Comissão Binacional de Cultura Santana do Livramento – Rivera e o Rotary Integração de Livramento realizaram o debate “70 anos da Praça Internacional-História, rumos e desafios”, com a participação de professores, pesquisadores e a comunidade binacional.

Entre os temas, o histórico da Comissão Binacional de Cultura Santana do Livramento – Rivera; a construção do inventário da Praça Internacional e a participação do legislativo e do executivo municipal nas ações e projetos relacionados à Praça Internacional. Entre os debatedores, o secretário municipal de cultura, José Newton Canabarro, o integrante da Comissão Mista de Limites, Ariel Pereira Rodriguez e Simone Loss que apresentou ao público o livro A História da Praça Internacional, de autoria de Nelson Ferreira Moreira.

mesa-70-anos-da-praca-internacional-historia-rumos-e-dasafios.jpg Com a atribuição de coordenar a mesa, o coordenador do Núcleo de Estudos Fronteiriços/CIM, Mauricio Pinto da Silva, falou sobre os avanços significativos que a cultura proporciona ao processo de integração e cooperação entre os povos, e ressaltou a importância das Universidades nesse contexto. Além disso, apresentou, resumidamente, os projetos em andamento relacionados à área da cultura com a participação do Núcleo de Estudos Fronteiriços e demais cursos da UFPel.

Nesse contexto, ganham expressividade, a realização cinematográfica sobre o universo da fronteira Brasil-Uruguai, através do curso de Cinema, a fim de oportunizar prática aos estudantes, bem como, gerar um produto audiovisual de qualidade para celebrar a cultura fronteiriça. Outra ação, é a participação no projeto “Fronteiras Explorers” da Fronteiras Theatre Lab Ltd - Edimburgo, Escócia -  Reino Unido – a serem realizadas entre março e abril de 2013 em Santana do Livramento - em cooperação com o Grupo Tatá de Dança-Teatro – programa de extensão vinculado ao curso de Dança – da UFPel.