Professor Mario Osório Magalhães dá nome à biblioteca no Lyceu. Seu acervo bibliográfico foi doado à UFPel pela família

7 de Dezembro de 2012

img_5471.jpg A iniciativa de doar à UFPel o acervo bibliográfico do escritor e historiador Mário Osório Magalhães dá origem à Biblioteca do Centro de Integração do Mercosul, mais especificamente do Curso de Relações Internacionais. A ideia de sediar o novo espaço no antigo Lyceu, porém, é da viúva de Mario, Lia Mara Gazalle Magalhães, que não esconde o carinho especial pelo local, que sediou o Instituto de Ciências Humanas, onde o saudoso professor da UFPel deu sua primeira aula e onde exerceu pela primeira vez os cargos de vice-diretor e diretor da unidade.

img_5441.jpg Emocionada, ela disse que trazer os livros para a Universidade é não apenas uma forma de proporcionar aos alunos a oportunidade de pesquisar nas obras que eram a vida do docente, mas também a de perpetuar a lembrança e o exemplo deixados pelo pesquisador.

Em seu breve pronunciamento, o reitor Cesar Borges afirmou que o ato não somente perpetua a figura de Mario Magalhães como um professor e diretor do ICH muito querido, que enalteceu a UFPel com o seu trabalho e talento, mas institui um espaço nobre para estudos e leitura.

Segundo a chefe do Núcleo de Bibliotecas da UFPel, Elionara Giovana Rech, o acervo é constituído por cerca de três mil volumes, alguns dos quais de obras raras e antigas. “Estabeleceremos uma parceria entre o Núcleo de Bibliotecas e os cursos de Restauro e Museologia para o restauro de alguns livros. A organização do acervo exigirá algum tempo, por isso a disponibilização para pesquisas não será imediata”, pondera.

A carreira docente de Mario Osório Magalhães na UFPel esteve ligada ao Instituto de Ciências Humanas, do qual foi diretor por duas oportunidades, nos períodos de 1985 a 1989 e de 1998 a 2002. Ao longo de sua brilhante trajetória como escritor, ele publicou quase duas dezenas de livros sobre a história da sua cidade natal e do seu Estado, incluindo o recém-lançado Pelotas Princesa – livro comemorativo ao bicentenário da cidade.

Magalhães também se dedicou a pesquisar sobre o escritor Simões Lopes Neto (1865 – 1916), tendo organizado a coletânea Negrinho do Pastoreio e Outras Histórias e escrito o ensaio Simões Lopes Neto e Pelotas. Integrante de uma tradicional família de Pelotas, o historiador era trineto do Marechal Manuel Luís Osório (1808 – 1879).

Sua última obra, lançada em junho, foi o livro Sob as bênçãos de São Francisco - História da Casa da Criança São Francisco de Paula, que retrata a trajetória da instituição, desde sua fundação até os anos recentes.