Epidemiologia lança edição especial do Journal of Adolescent Health

29 de Novembro de 2012

1986_grande.jpg Na próxima segunda-feira (03/12), o Centro de Pesquisas Epidemiológicas da UFPel (CPE) promove a conferência de lançamento de edição especial do Journal of Adolescent Health (JAH), com o tema Health from birth to adolescence: findings from the 1993 Pelotas, Brazil, Birth Cohort Study (Saúde do Nascimento à Adolescência: Resultados do Estudo de Coorte de Nascimento de 1993 em Pelotas, Brasil). O evento irá contar com a presença do editor do JAH, Charles Irwin Jr.

A programação da conferência está organizada em dois momentos principais. No turno da manhã, a partir das 8h30, a série de palestras, proferidas em inglês, dirige-se especialmente ao público acadêmico. Entre os palestrantes, estão os pesquisadores do CPE, Fernando Barros, Cesar Victora, Pedro Curi Hallal e Ana Menezes, além do editor do JAH, Charles Irwing Jr. No turno da tarde, às 15h, ocorre entrevista coletiva dos pesquisadores para a imprensa, em português.

Segundo o editorial do suplemento, a coletânea de artigos do JAH que examinam os dados da coorte de Pelotas (RS) oferece aos leitores uma “rara oportunidade de compreender claramente o papel-chave da adoção de perspectivas de longo prazo para a promoção da saúde e do bem-estar de adolescentes”.

Elaborada com base em informações da coorte sobre 4,5 mil adolescentes, coletadas desde o nascimento até os 15 anos de idade, a coleção traz dados relevantes para a saúde de populações em nível mundial. Em síntese, os editores do suplemento, Pedro Curi Hallal – do CPE – e Charles Irwin Jr – do JAH, elegem quatro mensagens principais:

- Vários fatores de risco ou de prevenção ligados à saúde e ao bem-estar de adolescentes atuam em fases precoces do desenvolvimento humano;

- Existe uma forte canalização de comportamentos da infância para a adolescência, sugerindo enfaticamente que as intervenções devem ser feitas em fases precoces, preferencialmente antes da “cristalização” de determinados hábitos;

- Determinados comportamentos (atividade física, por exemplo) podem tanto acarretar benefícios (melhoria da função pulmonar) quanto prejuízos (fracasso escolar), dependendo da dose (intensidade e frequência).

-  Estudos qualitativos têm a propriedade de revelar nuances sobre o contexto de adolescentes e do ambiente familiar que dificilmente poderiam ser extraídas de estudos quantitativos.

A conferência é aberta à comunidade acadêmica. A programação está disponível em: http://migre.me/c8btj.