Acadêmico da UFPel conquista primeiro lugar no brasileiro de xadrez rápido

30 de Outubro de 2012

xadrez1.jpgO estudante do curso de Artes Visuais, Arthur Ruiz, foi o grande vencedor do Campeonato Brasileiro Absoluto de Xadrez, que foi realizado na cidade de Forquilhinha, Santa Catarina, nos dias 27 e 28 de outubro. Essa é a primeira final de xadrez rápido da história da Confederação Brasileira. Como o nome sugere, a diferença dessa modalidade para o xadrez comum é no tempo, 50 minutos no xadrez rápido e aproximadamente seis horas no comum.

O campeonato teve vários circuitos por todo o país, classificando os três primeiros em cada etapa para a final, onde foram realizadas nove rodadas de xadrez. O acadêmico Arthur ganhou sete partidas e ficou com o primeiro lugar masculino. O segundo lugar ficou com Rodrigo Disconzi da Silva, de Curitiba (PR), e o terceiro com Ribeiro Gonzalez Bolivar, de Maringá (PR). O evento teve participação dos jogadores mais fortes da região Sul e oito mestres, sendo um deles internacional.

Ainda em outubro, Arthur Ruiz participou do Campeonato Brasileiro Universitário em Foz do Iguaçu, ficando entre os dez primeiros colocados. Na Universidade Federal de Pelotas, Arthur atua como representante discente do projeto de extensão que irá consolidar o Clube de Xadrez da UFPel, coordenado pela professora do CDTec, Flávia Braga Azambuja. O Projeto foi apresentado ao reitor Cesar Borges, em setembro deste ano por Arthur e por Daniel Xiewang. Na época, os acadêmicos ainda procuravam professor orientador.