Professora da UFPel defende doutorado na UFRGS

16 de Outubro de 2012

silvana.jpgA professora Silvana Da Dalt, do Centro de Engenharias - CENg, defenderá a Tese de Doutorado no dia 30 de outubro, na Escola de Engenharia de UFRGS.

Silvana possui graduação em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005), mestrado em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008) na área de Ciência e Tecnologia dos Materiais e desenvolve seu doutorado na mesma área. Atualmente é Professora do Centro de Engenharias da Universidade Federal de Pelotas e integrante do Laboratório de Materiais Cerâmicos da Escola de Engenharia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atuando sob os seguintes temas: síntese e caracterização de materiais nanoestruturados, materiais magnéticos e nanotubos de carbono.

Resumo da Tese

OBTENÇÃO DE NANOCOMPÓSITOS NANOTUBOS DE CARBONO DE PAREDE MÚLTIPLA E TiO2 E SUA CARACTERIZAÇÃO ESTRUTUAL, ÓPTICA E DE ATIVIDADE FOTOCATALÍTICA

Silvana Da Dalt
Mestre em Engenharia

RESUMO
Este trabalho teve como objetivo obter nanocompósitos de nanotubos de carbono de paredes múltiplas (NTCPMs) com TiO2, e caracterizá-los quanto a sua estrutura, características ópticas e atividade fotocatalítica. Os nanocompósitos foram obtidos a partir de NTCPMs comerciais, e dois diferentes TiO2: um comercial (P25) e um obtido na síntese de TiO2 tendo tetra propóxido de titânio (TPP) como precursor. Foram utilizados dois diferentes sistemas líquidos para a obtenção dos nanocompósitos NTCPM-TiO2: um, em pH ácido e outro, em pH alcalino. Os nanocompósitos obtidos a partir do TPP foram posteriormente tratados termicamente a 400°C, 500°C, 600°C e 700°C para formação de fases cristalinas de TiO2. Os nanocompósitos foram investigados quanto a sua atividade fotocatalítica, empregando-os como catalisadores na degradação do corante orgânico alaranjado de metila, em solução aquosa, sob radiação ultra-violeta. Os resultados foram associados a características da estrutura dos nanocompósitos, utilizando técnicas como difração de raios X, microscopia eletrônica de varredura, microscopia eletrônica de transmissão, espectroscopia Raman e espectroscopia por infravermelho e área superficial específica. A caracterização óptica foi obtida por espectroscopia fotoluminescente e espectroscopia por refletância difusa. A análise térmica foi empregada para quantificar a presença de NTCPMs no nanocompósito empregado como catalisador. O desempenho fotocatalítico dos nanocompósitos foi correlacionado com o efeito do pH dos sistemas líquidos empregados na sua obtenção, natureza da interação (química e/ou física) entre nanotubo de carbono e TiO2, fases presentes no TiO2, energia de gap óptico e presença de defeitos estruturais no TiO2. A maior eficiência na fotocatálise foi observada nos nanocompósitos NTCPMs-TiO2 obtidos a partir do TiO2 comercial, e nos obtidos a partir do precursor TPP tratado termicamente a 500°C, ambos em meio ácido. Estes resultados puderam ser associados às menores energias de transição e nível de defeitos no TiO2 nesses nanocompósitos, quando comparados aos demais.

Palavras-Chave: Nanocompósito NTCPM-TiO2; obtenção; caracterização estrutural, atividade fotocatalítica; alaranjado de metila; espectroscopia fotoluminescente; defeitos estruturais.

Desde já, parabenizamos à Professora Silvana, desejando-lhe as melhores energias na defesa.