Coordenadoria de Comunicação Social

Universidade Federal de Pelotas

Pesquisadoras da UFPel recebem, no Rio, o Prêmio LOréal/UNESCO/ABC Para Mulheres na Ciência

27 de Setembro de 2012

img_9078.jpgRio de Janeiro - Considerado o Prêmio Nobel no meio acadêmico, a edição nacional do L’Oréal/UNESCO/ABC Para Mulheres na Ciência comemorou, nesta quarta-feira(26), o seu sétimo ano com a cerimônia de entrega da premiação no Copacabana Palace, no Rio de Janeiro. Duas pesquisadoras da UFPel, Márcia Mesko e Rosélia Spanevello, foram premiadas. Com apresentação de Renata Capucci e presença de personalidades importantes – como a presidente do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), Marina Grossi; o economista e ambientalista, Sérgio Besserman Vianna; a diretora de Produtos e Consumo Sustentáveis do Ministério Meio Ambiente, Ana Maria Vieira dos Santos Neto; a presidente da Biblioteca Virtual Anísio Teixeira, Babi Teixeira; a diretora de Relações Internacionais da CAPES, Dra. Denise Neddermeyer; e as atrizes Lavínia Vlasak e Cássia Kiss, o evento reconheceu sete jovens cientistas com uma bolsa-auxílio no valor equivalente a U$20 mil.

Sabemos da importância da mulher para as Ciências e é com grande prazer que participamos desta iniciativa. Desde 2006, a L’Oréal Brasil já concedeu mais de R$1,5 milhão para 47 jovens cientistas no país. Este ano que o Brasil sediou a Rio+20, o prêmio priorizou projetos que contribuem para a sustentabilidade econômica, ambiental e social”, disse Didier Tisserand, presidente da L’Oréal Brasil.

Para o atual Representante da UNESCO no Brasil, Lucien Muñoz, o programa de bolsas é uma contribuição excepcional para incentivar e dar visibilidade a jovens cientistas que trabalham duro para registrar sua participação no rápido processo de avanço científico. Assim como a igualdade entre homens e mulheres é muito importante, o equilíbrio entre homens e mulheres cientistas hoje é essencial para o desenvolvimento científico.

O evento contou ainda com a presença do presidente da L’Oréal Brasil, Didier Tisserand; da diretora Científica da L’Oréal Brasil e representante da empresa na comissão julgadora do Prêmio, Suely Bordalo; e do diretor de Relações Institucionais da L’Oréal para a América Latina, Patrick Sabatier. Os jurados da iniciativa também prestigiaram a cerimônia: Prof. Jacob Palis, presidente da ABC; Cid Bartolomeu de Araújo (Universidade Federal de Pernambuco); Jailson Bittencourt de Andrade (Universidade Federal da Bahia); Belita Koiler (Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; Marcelo  Miranda Viana da Silva (Instituto de Matemática Pura e Aplicada) e  Ary Mergulhão Filho, Oficial de Ciência e Tecnologia da UNESCO no Brasil.

Jovens cientistas de todo o Brasil inscreveram seus estudos em quatro categorias: Ciências Biomédicas, Biológicas e da Saúde; Ciências Químicas; Ciências Físicas e Ciências Matemáticas.

Nas áreas de Ciências Biomédicas, Biológicas e da Saúde, as cientistas contempladas são:

§ Carolina Gomes, de MG, 30, da Universidade Federal Minas Gerais (UFMG), por seu projeto “Efeito da radiação emitida por aparelhos celulares nas glândulas parótidas”.

§ Gislaine Réus, de SC, 26, da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), por seu projeto “Investigação do impacto do fenótipo ansioso sobre a resposta ao estresse”.

§ Karim Cunha, do RJ, 36, da Universidade Federal Fluminense (UFF), por seu projeto “Sequenciamento de Nova Geração: revolucionando a análise mutacional do gene da Neurofibromatose tipo 1”.

§ Rosélia Spanevello, do RS, 31, da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), por seu projeto “Estudo do perfil oxidativo e avaliação enzimática em linfócitos e plaquetas de portadores de Síndrome de Down.

     Ciências Químicas:

§ Márcia Mesko, do RS, 33, da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), por seu projeto “Avaliação da capacidade biorremediadora de Chlorella vulgaris para nano partículas de dióxido de titânio (nano-TiO2)”.

Ciências Físicas:

§ Katiúsca Cassemiro, de PE, 31, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), por seu projeto “Simulador quântico do transporte de energia em complexos fotossintéticos”.

Ciências Matemáticas:

§ Paula Veloso, do RJ, 36, da Universidade Federal Fluminense (UFF), por seu projeto “Identidades de lie em anéis de grupo com involução”.

Sobre o For Women in Science

Lançado em 1998, o FOR WOMEN IN SCIENCE, fruto de uma parceria entre a L’Oréal e a UNESCO, foi o primeiro prêmio dedicado às cientistas mulheres em todo o mundo. Depois de 14 anos, já premiou 72 notáveis cientistas de 30 países diferentes, entre elas as brasileiras Mayana Zatz, geneticista da USP; Belita Koiller, física da UFRJ; Lucia Previato, biomédica da UFRJ, e a astrofísica Beatriz Barbuy, da USP. Além do reconhecimento às grandes cientistas mundiais, o programa, em seus desdobramentos nacional, regional e internacional, já incentivou 1300 jovens cientistas de 106 diferentes países a darem continuidade às suas carreiras e seus importantes projetos de pesquisa. As laureadas internacionais Ada Yonath e Elizabeth Blackburn foram agraciadas, em 2009, com o Prêmio Nobel de Química e de Medicina, respectivamente.

Na foto, da esquerda para a direita - Karin Soares Gonçalves Cunha, Didier Tisserand, Gislaine Zilli Réus, Ary Mergulhão Filho, Carolina Cavaliéri, Paula Murgel Veloso, Jacob Palis, Márcia Forster, Rosélia Maria Spanevello e Katiúscia Nadyne Cassemiro. Crédito da foto: Manoel Campos.

Seção: Notícias