Coordenadoria de Comunicação Social

Universidade Federal de Pelotas

Cozinha do Casarão 8 está em fase final de restauração

29 de Agosto de 2012

restauracao-azulejos.jpgEm fase final de restauração, a cozinha do Casarão 8 teve seus azulejos de origem francesa e a pia de granitina completamente restaurados. A porta com passa pratos está sendo restaurada para em breve ser recolocada no lugar.

Segundo a arquiteta responsável pela obra, Simone Delanoy, o processo de restauração dos azulejos da cozinha contou com a limpeza inicial das peças, identificação dos pontos a serem restaurados e recompostos, retirada de algumas peças a partir da avaliação do todo/localização para utilização como peças de reposição, recorte, montagem, colagem, consolidação e recolocação, finalizando com a pintura dos trechos faltantes e acabamento.

Na pia foi realizada uma restauração da granitina, limpeza, retirada das obturações superiores em cimento, consolidação das fissuras e aplicação de resina para acabamento.

Mosaico

Alguns vãos da parede ficaram sem azulejos devido a ação do tempo e a falta de manutenção do prédio. Uma parte da parede que não apresenta azulejos receberá um mosaico com o restante do material procedente do salvamento arqueológico realizado pelo LEPARQ-UFPel, em 2002, a partir de convênio com o Iphan.

O mosaico foi proposto pela autora do projeto, arquiteta Simone Neutzling, e o objetivo é reintegrar ao imóvel as peças que foram encontradas na pesquisa arqueológica, em painel de mosaicos, possibilitando a leitura e a localização destas peças que foram inseridas, em relação ao conjunto.

Pintura

As outras partes que faltam azulejos receberão uma pintura. O acabamento escaiola na cor azul violeta, foi definido de acordo com uma prospecção realizada no local.

Quer saber mais sobre a restauração do Casarão 8 - Acesse o blog http://casaraooito.wordpress.com

Seção: Notícias