Coordenadoria de Comunicação Social

Universidade Federal de Pelotas

Engenharia Hídrica apresenta Projeto de Monitoramento da Bacia do Arroio Pelotas

13 de Julho de 2012

p1010050.JPG Os professores do curso de Engenharia Hídrica/grupo RHIMA/UFPel, na última quarta-feira, dia 11 de julho, realizaram visita-técnica à escola Dr. Jaime de Faria, em Canguçu, momento no qual foram promovidas atividades educativas, relativas à água e solo,com os alunos do 4o ao 9o ano e professores da Escola. Esta escola está próxima a uma das estações de monitoramento do grupo da Engenharia Hídrica que se situa próximo a nascente do Arroio Pelotas. Os professores, alunos e comunidade em geral manifestaram curiosidade com relação aos objetivos daqueles equipamentos e instrumentos.

Na ocasião, foi apresentado aos alunos e professores o Projeto de Monitoramento de Recursos Hídricos na Bacia Hidrográfica do Arroio Pelotas, onde se abordou a importância regional do projeto, os objetivos e os beneficiados com este monitoramento. Também foram abordadas questões sobre o manejo e conservação do solo e da água, momento em que foram realizadas atividades interativas com os alunos.

Em um segundo momento os alunos e professores visitaram a estação meteorológica instalada nas proximidades da escola, aonde o grupo de professores do curso de Engenharia Hídrica vem realizando diariamente medições em tempo real da precipitação, temperatura, umidade relativa do ar, velocidade e direção do vento, radiação solar e intensidade da radiação ultravioleta. No campo os professores discorreram sobre a importância das medições realizadas pela estação meteorológica e observaram e discutiram assuntos relacionados a paisagem, uso do solo, recursos hídricos e meio ambiente.

Docentes do curso de Engenharia Hídrica/grupo de pesquisa RHIMA/UFPel possuem uma página na internet com materiais educativos sobre o solo e a água (wp.ufpel.edu.br/soloeagua), onde os interessados poderão ainda agendar uma visita do grupo para realização das atividades nas escolas ou comunidades.

Seção: Notícias