Como parte das comemorações do 61º aniversário da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), foi realizada na quarta-feira, 11, na sede da agência, a entrega do Prêmio Capes de Tese, edição 2011, com os trabalhos defendidos em 2010. O prêmio de melhor tese da área de Biotecnologia do país foi para a dra. Daiane Hartwig, orientada pelo professor Odir Dellagostin e co-orientada pela professora Fabiana Seixas, a qual acompanhou a premiada no recebimento da distinção em Brasília. A tese premiada tem como título “Produção de antígenos de Leptospira interrogans em Pichia pastoris e avaliação do potencial imunoprotetor contra leptospirose”.
Estiveram presentes na solenidade o ministro da Educação, Aloizio Mercadante; o presidente da Capes, Jorge Almeida Guimarães; o presidente da Comissão Executiva do Prêmio Capes de Tese e diretor de Avaliação da Capes, Lívio Amaral; o presidente do CNPq, Glaucius Oliva; o presidente da Finep, Glauco Arbix; e o presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), José Fernandes de Lima. O ministro da Educação ressaltou a grande participação das mulheres no prêmio. “Isso mostra que estamos criando uma sociedade de relação entre iguais, que valoriza cada vez mais a diversidade, a competência e o talento”, destacou o ministro.
Prêmio Capes de Tese
O Prêmio Capes de Tese foi instituído no ano de 2005, com objetivo de outorgar distinção às melhores teses de doutorado defendidas e aprovadas nos cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação. São considerados na seleção os quesitos originalidade, inovação e qualidade. Os autores das teses receberam certificado, medalha e bolsa de pós-doutorado no país por três anos. Já os orientadores receberam certificado e auxílio equivalente a uma participação em congresso no país.
Biotecnologia da UFPel
Criado em 2002, o Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGB) do Centro de Desenvolvimento Tecnológico (CDTec/UFPel) já titulou mais de 40 mestres e 43 doutores. Atualmente o PPGB possui conceito 5, sendo este o maior conceito de programa de pós-graduação em Biotecnologia no país. “Sentimo-nos honrados pela distinção recebida pela sua ex-aluna, pois o prêmio é reflexo da qualidade que o Programa alcançou, e indica que estamos no caminho certo, que nos levará ao conceito 6 na próxima avaliação da Capes”, comentou a coordenadora do PPGB, professora Fabiana Seixas.