Resultante de parceria entre a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Prefeitura Municipal e Ministério da Saúde (MS), foi inaugurado nesta segunda-feira(18), o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) Jequitibá, localizado na Faculdade de Odontologia da UFPel. O ato contou com as presenças do coordenador da área técnica de Saúde Bucal da Secretaria de Atenção à Saúde do MS, Gilberto Alfredo Pucca Júnior, no ato representando o ministro Alexandre Padilha; do reitor Antonio Cesar Borges, do prefeito Adolfo Fetter Jr.; da secretária municipal de Saúde, Arita Bergmann; e da diretora da Faculdade de Odontologia, Márcia Bueno Pinto.
“Hoje é dia de festa, dia de muitos sorrisos, dia de celebrarmos uma conquista de muitos pelotenses”, disse a secretária Arita Bergmann, referindo-se às pessoas envolvidas no projeto. Ela agradeceu o apoio do Ministério da Saúde na habilitação do Centro e das sete equipes de Saúde Bucal que atuarão em unidades de saúde do município.
De sua parte, a diretora da Odonto afirmou que a inauguração do Centro de Especialidades Odontológicas consolida a trajetória de 100 anos da Faculdade, que surgiu com o objetivo de assistência à comunidade. Márcia Bueno Pinto destacou as presenças do coordenador de saúde bucal do MS, de representantes do Hospital-Escola e do vereador Eduardo Leite, um entusiasta do projeto.
Ao iniciar seu pronunciamento, o prefeito Fetter Jr. fez alusão ao filme “O céu é o limite” e, parodiando, acrescentou: “Aqui, o CEO é o início de uma trajetória que resulta do trabalho de muitas mãos”. Ele destacou a parceria do Conselho Municipal de Saúde no cumprimento das metas estabelecidas por sua administração, como a oferta de dentistas e equipamentos em todas as unidades de saúde de Pelotas. “Realizações como as de hoje só se tornam possíveis quando se encontra uma universidade que está ciente de suas responsabilidades junto à comunidade”, acentuou.
Em seu discurso, o representante do Ministério da Saúde afirmou que saúde é um direito de cidadania e que deve ser consolidado nos três níveis da federação. “Este é um desafio que o país vem enfrentando com êxito”, afirmou Pucca Jr., descrevendo ações do governo federal nesse sentido, especialmente na área de atenção à saúde bucal, através do programa Brasil Sorridente. “O CEO que estamos inaugurando exemplifica esse desafio e tem a interessante característica de ser um serviço oferecido dentro de uma escola pública – lugar de formação –, com a parceria da Prefeitura Municipal e do Ministério da Saúde. Ele disse que a parceria consolida o desafio de unir o que se tem de melhor no mundo da academia com o mundo dos serviços, da assistência.
“CEO não cai do céu, é um resultado de esforço”, brincou, lembrando a existência de 891 centros no país. Gilberto Pucca Jr. anunciou a assinatura de portaria ministerial que reajusta em 50% os recursos federais para a área de saúde bucal, correspondendo a mais R$ 55 milhões que serão injetados nos programas federais.
Fechando o espaço dos pronunciamentos, o reitor Cesar Borges destacou as históricas ligações das faculdades de Medicina e Odontologia, fazendo alusão à presença de representantes do Hospital-Escola e mencionando outros projetos de futura atuação conjunta, através do Centro de Neurodesenvolvimento e do projeto de Unidades Fronteiriças de Saúde, em fase de elaboração para breve implantação nas chamadas cidades gêmeas e que está servindo de modelo para outras 11 universidades inseridas nesse propósito.
“Prefeitura Municipal e Câmara de Vereadores têm trabalhando muito para que a UFPel tenha seus projetos viabilizados, não apenas na área da saúde, mas também em áreas como cultura e turismo”, reconheceu o reitor.
No encerramento da solenidade, houve a entrega de certificados aos sete cirurgiões dentistas e sete auxiliares de saúde bucal, que compõe as equipes que atuarão imediatamente em sete UBS municipais.
Entenda o CEO
Convênio assinado em dezembro de 2011 entre a UFPel e a Prefeitura viabilizou a prestação de serviços ambulatoriais da Faculdade de Odontologia à população e a implantação do CEO.
O CEO é destinado ao atendimento de pacientes residentes em Pelotas, inicialmente referendados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs): Balsa, Bom Jesus, Dunas, Leocádia, PAM-Fragata, Sítio Floresta e Vila Municipal – locais que são campo de estágio para os acadêmicos – e funciona nas dependências da Faculdade de Odontologia, com três consultórios odontológicos completos (cadeira, unidade auxiliar, equipo e refletor), aparelho de raios X dentário, compressor e instrumentais compatíveis com os serviços, centro de esterilização, amalgamador, fotopolimerizadores, canetas de alta e baixa rotação, recepção e sala de espera. Serão assegurados os protocolos de biossegurança e de conduta clínica para cada especialidade no desenvolvimento do projeto e nas ações de assistência.
O Centro recebe o nome de CEO Jequitibá – escolhido para homenagear o centenário da Faculdade de Odontologia da UFPel, completado em 23 de setembro de 2011, uma vez que o jequitibá simboliza as bodas de cem anos.
O CEO presta atendimentos clínico-cirúrgicos de Odontologia nas áreas de diagnóstico bucal, com ênfase no diagnóstico e detecção do câncer bucal; periodontia; cirurgia oral menor nos tecidos moles e duros; endodontia e atendimento a portadores de necessidades especiais. É encaminhado à Faculdade, de forma programada e previamente estabelecida, um número diário de pacientes para cada especialidade, conforme disponibilidade de vagas. Todo atendimento odontológico é realizado mediante agendamento prévio do paciente junto à secretaria do CEO.