UFPel e Prefeitura de Pelotas assinam Termo de Uso do prédio do Museu da Etnia Francesa

14 de Junho de 2012

A UFPel e a Prefeitura de Pelotas assinam, ao meio-dia desta sexta-feira(15), Termo de Autorização de Uso do prédio onde funciona o Museu e Espaço Cultural da Etnia Francesa em Pelotas. O ato, que será realizado na sede do Museu, na Vila Nova, zona rural do município, contará com a presença do adido cultural da França no Rio Grande do Sul, Jacques Pétriment.

Em funcionamento desde 2009, o Museu expõe fotos e objetos da etnia francesa na colônia de Pelotas. O espaço faz parte do Circuito de Museus Étnicos instalados na zona rural do município, que compreende ainda os Museus do Grupelli, da Colônia Maciel e do Morro Redondo. O Circuito reúne acervos relativos às etnias alemã, italiana e francesa. O projeto na UFPel é coordenado pela professora Carla Gastaud, do curso de Museologia.

Antes da assinatura do Termo de Uso, o adido francês visita, às 11h, acompanhado da equipe da Universidade, a Escola Municipal da Vila Nova, que tem o francês como idioma obrigatório. Acadêmicos do curso de Letras, habilitação Português/Francês da UFPel, atuam naquele educandário.