Atividades do Vizinhança prosseguem no entorno do Campus Porto

14 de Junho de 2012

vizinhanca.JPG O ano de 2012 está sendo de continuidade das atividades para o Programa Vizinhança. Todos os projetos seguem em andamento na comunidade. Criado em 2008, ano em que a Universidade se instalou no Campus Porto, o Vizinhança atende os bairros dos arredores do antigo Frigorífico Anglo.

O principal objetivo é integrar a comunidade vizinha à Universidade, visando reduzir os índices de violência, melhorar a qualidade de vida da população, promover e incentivar atividades esportivas, educativas e culturais e transformar os espaços em centros de promoção sociocultural.

São 17 cursos que participam do Vizinhança e que têm ações interdisciplinares na comunidade. Alunos da graduação, pós-graduação e docentes realizam os projetos. Entre eles, estão as atividades ligadas à saúde, como o Saúde Bucal Coletiva, da Odontologia, que é desenvolvido na escola municipal da região e faz ações preventivas, educativas e interventivas com crianças de cinco a 14 anos e, também, as aulas de ginástica para a terceira idade, que são ministradas pelos alunos de Educação Física e atendem 200 idosos.

Além desses, existem outros projetos, como o “Quilombo – Teatro para as Favelas”, que busca aproximar a população da arte e do cinema e envolve 60 crianças entre 10 e 16 anos no teatro da comunidade. O curso de Agronomia faz um trabalho para incentivar a reutilização de resíduos orgânicos e a promoção da alimentação saudável, realizando oficinas de educação popular de modo a desenvolver na comunidade uma consciência crítica em relação à educação ambiental.

Outro projeto é o ciclo de palestras de empreendedorismo e o curso de capacitação para garçom e recepcionista, feito pelos cursos de Administração e Turismo. As capacitações ocorrem no prédio da faculdade e, para melhor aprendizagem, são fornecidas apostilas para os interessados. O objetivo é capacitar as pessoas da comunidade para o mercado de trabalho. Prosseguem ainda os cursos de línguas estrangeiras espanhol, inglês e francês para a comunidade, ministrados no prédio da Faculdade de Letras, que têm como público crianças de quarta a oitava séries (foto).

Atualmente, cada curso elabora seus trabalhos em suas unidades. Mas a ideia é que seja criado um espaço, dentro do bairro, para que todos os projetos se integrem. “Esse espaço é importante para o Programa, porque além de melhorar a transição das atividades, inserirá a Universidade na comunidade”, conta Elisabete Kasper, coordenadora do Vizinhança. Para este ano, ainda há a expectativa da chegada de uma carreta odontológica cedida pelo Ministério da Educação (MEC).