5ª edição do ConjuntuRI discute redes sociais e ativismo transnacional

18 de Maio de 2012

img_98111.JPG Com o tema “A Sociedade Civil Global 2.0: Redes Sociais e Ativismo Transnacional”, foi aberta nesta quinta-feira(17), no auditório da Faculdade de Direito da UFPel, a quinta edição do “ConjuntuRI - Análise de Conjuntura das Relações Internacionais”, projeto de extensão do curso de Relações Internacionais da UFPel. O evento permite a discussão da atualidade dos movimentos sociais globais e a utilização das redes virtuais como instrumento de articulação política para além das fronteiras nacionais.

img_98161.JPG Promovido por acadêmicos do curso de Relações Internacionais, o ConjuntuRI é um projeto de extensão que visa trazer para a comunidade acadêmica e geral assuntos relevantes e atuais oriundos das relações internacionais, promovendo o debate sobre estes assuntos e tendo como objetivo entender a conjuntura em que estes estão inseridos.

img_98041.JPG O evento é composto por três partes: apresentação de dados gerais sobre o tema abordado (dados econômicos, políticos, históricos, geográficos e culturais), feita por uma comissão de pesquisa composta por acadêmicos do curso de Relações Internacionais da UFPel; apresentação dos palestrantes (cada um tem 20 minutos para fazer sua explanação sobre o tema da noite); e debate entre os presentes.

Nesta edição, são palestrantes os professores Vanessa Marx, pós-doutoranda e professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da UFRGS; Marcelo Kunrath Silva, doutor em Sociologia pela UFRGS; e Luciana Ballestrin, doutora em Ciência Política pela UFMG e professora do curso de Relações Internacionais da UFPel.