Acadêmica de Letras é selecionada para Programa na França

2 de Abril de 2012

A acadêmica do 5º semestre do curso de Letras- Português e Francês e respectivas literaturas, Lua Gill da Cruz, foi selecionada para o Programa de assistentes de português na França.

O programa, promovido pelo governo francês em diversos países, visa à expansão dos conhecimentos linguísticos e culturais nas línguas estrangeiras de escolas francesas, através da colaboração de falantes nativos. A seleção no Brasil foi realizada em janeiro deste ano, através de envio de dossiê para o consulado da França.

Os candidatos gaúchos foram selecionados na Aliança Francesa de Porto Alegre, pelo diretor Jacques Pétriment, que é também o adido cultural da Embaixada da França em Porto Alegre. Foram selecionados 16 candidatos de universidades brasileiras, os quais serão funcionários temporários do governo francês, tendo contratos com início em 1º de outubro e duração mínima de sete meses. Os assistentes atuarão em diferentes cidades da França. Em 2011 Eduarda Moura, também acadêmica do mesmo curso, foi selecionada para ganhar a bolsa e se encontra atualmente atuando em Paris.