Pesquisa desenvolvida no curso de Engenharia Madeireira é destaque em revista do setor de celulose e papel

20 de Março de 2012

revista-o-papel1.JPG O trabalho científico da acadêmica Débora Duarte Ribes, do curso de Engenharia Industrial Madeireira, foi destaque na revista O Papel, no mês de fevereiro, que tratou do seguinte tema: “Universidades Unidas, setor fortalecido”.  Nessa edição, a revista descreve as pesquisas desenvolvidas por instituições de ensino brasileiras e seus resultados promissores à indústria de celulose e papel.

A acadêmica, sob orientação dos professores do Curso da Engenharia Industrial Madeireira, Cristiane Pedrazzi e Darci Alberto Gatto, está desenvolvendo um estudo sobre Biopolpação, no qual a madeira é tratada com um fungo específico para a degradação parcial da lignina (componente químico da madeira indesejável na produção de celulose e papel), produzindo assim uma matéria-prima (madeira) mais desejável para a indústria de celulose e, consequentemente, gerando um processo industrial ambientalmente mais correto pela necessidade de menor carga de reagentes químicos.

Na revista, também é comentado a respeito da estruturação dos laboratórios de Química da Madeira e de Celulose e Papel na Universidade Federal de Pelotas, e ressalta a importância sobre as parcerias entre as instituições de ensino superior e as indústrias, as quais são fundamentais para o desenvolvimento e a realização de trabalhos científicos relevantes ao setor.

A reportagem completa e a descrição com maiores detalhes do trabalho científico da acadêmica Débora podem ser vistos nas páginas 25 a 31 na revista O Papel, disponível no link http://goo.gl/PxvXH.