Pelotas lança, em primeira mão no país, o programa Melhor em Casa

16 de Março de 2012

img_8203.JPG img_8210.JPG Pelotas será o primeiro município do país a habilitar a política de atendimento domiciliar do Ministério da Saúde(MS). Em solenidade realizada na manhã desta sexta-feira(16), na Câmara de Vereadores, foi lançado em nível local o programa Melhor em Casa. Com o slogan “A segurança do hospital no conforto do seu lar”, o programa foi criado pelo governo federal em novembro de 2011 e objetiva ampliar o atendimento domiciliar do Sistema Único de Saúde (SUS).

img_8189.JPGimg_8151.JPG O programa teve como modelo o PIDI – Programa de Internação Domiciliar Interdisciplinar, do Hospital-Escola UFPel/FAU, que agora, sob um novo prisma, passará a contar com recursos federais.

img_8207.JPGimg_8192.JPG O ato de lançamento em Pelotas contou com a presença do coordenador do programa e do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde(MS), Aristides Oliveira Neto. Também integraram a mesa, o reitor da UFPel, professor Cesar Borges; a secretária municipal de Saúde, Arita Bergmann; a coordenadora do PIDI (Programa de Internação Interdisciplinar do Hospital-Escola UFPel/FAU);o deputado federal Fernando Marroni; e o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Luiz Guilherme Belletti. A presidência dos trabalhos foi delegada pelo presidente do Legislativo municipal, professor Adinho Nogueira, ao vereador Ivan Duarte, proponente da cedência do local.

Segundo o representante do MS, a solenidade caracteriza o reconhecimento das ações da Universidade e da Prefeitura, através do Pidi, e consolida a parceria do governo federal para ampliar a atuação do atendimento domiciliar em Pelotas.

“Ao lançar o programa, em novembro último, a presidenta Dilma coloca o tema da atenção domiciliar no centro dos debates, dotando o sistema de recursos federais”, observou Aristides Neto, e continuou: “Reconhecemos que Pelotas foi pioneira. O Melhor em Casa é consequência do Pidi e veio para agregar e complementar ”. Segundo ele, o programa nasceu com o protagonismo da Universidade, através de parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. Destacou também a participação de estudantes e residentes no Pidi, situação estimulada pelo Ministério e da qual Pelotas é exemplo. “Para nós, do Ministério da Saúde, o Melhor em Casa é o Pidi e o Pidi é o Melhor em Casa”, acentuou.

Para a coordenadora do Pidi/UFPel, Julieta Fripp, Pelotas não será mais a mesma a partir do novo programa, cuja implantação pioneira no município foi alavancada pela experiência do Hospital-Escola da UFPel, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. Ela destacou a atenção integral e humanizada do Pidi, que integra profissionais de todas as áreas da saúde.

“Com o novo programa, objetivamos atender, de arrancada, a oitenta pacientes em seus domicílios”, anuncia Julieta. A médio prazo, a atenção domiciliar deverá dobrar esse número de atendimentos.

Em sua intervenção, a secretária municipal de Saúde, Arita Bergmann destacou o esforço da Universidade, especialmente através do reitor Cesar Borges, que classificou como um parceiro na gestão da saúde pública em Pelotas. Dirigindo-se à equipe do Pidi, nas primeiras filas da plateia, afirmou: “Qualquer política pública, em qualquer área, não pode prescindir de quem sabe fazer e aqui estão os profissionais habilitados para conduzir esse atendimento junto às famílias”. Segundo ela, é preciso lincar o serviço à rede de postos de saúde, evitando as internações hospitalares.

Por sua vez, o presidente do Conselho Municipal de Saúde Luiz Guilherme Belletti, enfatizou a luta pela “desospitalização” e manifestou a expectativa de que o programa, aliado ao Pidi, alcance a humanização do atendimento de saúde e o tratamento digno às famílias e que diminua o tempo de permanência dos pacientes nos hospitais.

Prestigiando o ato, o deputado Fernando Marroni ressaltou o ineditismo da UFPel ao criar o Pidi, antes custeado pela própria instituição ou pela Secretaria Municipal de Saúde. “Agora o Ministério reconhece esse serviço e vai pagar por ele” festejou.

Ao fechar a cerimônia, o reitor Cesar Borges lembrou que a atuação do Pidi foi relatada ao ministro da Saúde, Alexandre Padilha, quando de sua recente visita a Pelotas. “Impressionado, ele pediu que o projeto fosse apresentado em seu gabinete, dando origem ao Melhor em Casa. Agora o ministro nos prestigiou com o lançamento do programa, em primeira mão, em Pelotas”, observou.

Enfatizando o protagonismo da UFPel na área da Saúde, Cesar Borges falou sobre outro projeto audacioso, já aprovado e com previsão de implantação para breve – o programa Unidades Fronteiriças de Saúde, previsto para as regiões de fronteira e que deverá ser exemplo para outras comunidades do Mercosul.