Engenharia Hídrica aprova primeiro Programa de Pós-Graduação na Área de Engenharia da UFPel – Mestrado em Recursos Hídricos.

9 de Março de 2012

Durante a 133a Reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES), realizada nos dias 28 e 29 de fevereiro de 2012, em Brasília, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) aprovou o Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos da UFPel, nível de Mestrado.

O CDTec, que tem outros três programas de Pós-Graduação, contará com o primeiro e único programa na área de Engenharia na UFPel. Este programa surge em um momento de grande relevância para o setor de recursos hídricos, já que o polo naval é uma realidade regional além de todas as estratégias que a UFPel, Governo do Estado do RS e Governo Federal estão imprimindo para a efetivação da hidrovia do Brasil – Uruguai. Isso contribuirá para a formação, capacitação e qualificação de recursos humanos e geração e desenvolvimento de tecnologias para atuar no desenvolvimento regional.

A proposta coordenada pelo grupo de docentes do curso de graduação em Engenharia Hídrica da UFPel, conta com a participação de docentes/pesquisadores da UFLA e FURG.

Segundo o coordenador do projeto aprovado, Prof. Gilberto Loguercio Collares, o grupo está vivendo um especial momento, pois tem na graduação em Engenharia Hídrica as bases concretas que darão o necessário suporte para o Programa numa verdadeira conexão entre o ensino e a pesquisa e as possibilidades e necessidades de relações com a sociedade. A graduação em Engenharia Hídrica tem apenas três anos desde sua criação na UFPel e já conquista, por trabalho atento e dedicado de seus quadros, um programa de pós-graduação inédito para a UFPel e sendo segundo nessa área: Recursos Hídricos, no estado do RS.

Segundo Collares, o momento é de comemorar, aponta que terão grandes desafios para levar a UFPel e da Engenharia Hídrica num andar, lado a lado com as demandas regionais e nacionais, nessa área de extrema importância para o desenvolvimento econômico e social, com os necessários cuidados ambientais.

O Programa conta com uma área de concentração: Recursos Hídricos, e duas linhas de pesquisa: “Monitoramento e Diagnóstico de Recursos Hídricos” e “Manejo de Bacias Hidrográficas”. Em breve deverá ser definido o início do curso.