Ciclo “A Filosofia e o Cinema Psicológico” divulga programação de 23 de março a 7 de dezembro

6 de Março de 2012

cinefilo_20121.JPG O III Ciclo de Cinema do Departamento de Filosofia da UFPel, cujo tema é “A Filosofia e o Cinema Psicológico”, começará no dia 23 de março. Ao longo do ano de 2012, serão exibidas 30 obras cinematográficas, divididas em dois blocos temáticos: I - A sociedade e o indivíduo; II - O indivíduo e a sociedade. Como de costume, as sinopses de cada filme foram elaboradas de modo a fornecer tanto uma apresentação da obra quanto para direcionar o debate, que ocorre após as sessões.

O Ciclo, dedicado pelo reitor Antonio Cesar Borges aos alunos do recém-implementado Curso de Psicologia da UFPel, percorrerá  os grandes temas da psicologia, tais como loucura, depressão, neurose, psicose, condicionamento, arquétipo, sexualidade, histeria, inconsciente, esquizofrenia, bipolaridade, projeção, compulsão, delírio, medo, fobia, paranoia.

Projeto de Extensão sob a coordenação do professor dr. Luís Rubira, o Ciclo ocorrerá todas as sextas-feiras, às 20h, no Centro de Integração do Mercosul. As senhas para assistir o filme devem ser retiradas no dia da sessão, em horário comercial, na secretaria do Centro de Integração do Mercosul (rua Andrade Neves, 1529). A entrada é franca.

Sinopse da estréia:
23/03 - APOCALYPSE NOW
Apocalypse Now , 1979, EUA. Direção: Francis Ford Coppola.
Com: Marlon Brando, Martin Sheen, Robert Duvall.
Durante a guerra do Vietnã, o alto comando militar americano designa o capitão Willard para encontrar e eliminar Kurtz, um coronel acusado de deserção e insanidade. Penetrando rio adentro as selvas do Camboja, Willard percorrerá um caminho de transformação ante a irracionalidade da guerra e a ambigüidade humana. Baseado no livro Coração das trevas, de Conrad, o filme faz alusões à poesia de T. S. Eliot, ao clássico O ramo de ouro, de J. Frazer, e traz composições de Richard Wagner, Rolling Stones e The Doors. (153 min)

Confira a programação completa em http://ccs.ufpel.edu.br/wp/2012/03/16/ciclo-de-cinema-e-filosofia-divulga-programacao-para-2012/ .

Seção: Eventos · Notícias