O ministro dos Esportes Aldo Rebelo, ex-presidente da Câmara dos Deputados (2005/2007), aceitou convite para pronunciar conferência, em julho deste ano, na Universidade Federal de Pelotas, abordando tema ligado aos 200 anos de Pelotas. Pesquisador e historiador, apaixonado pelo Rio Grande do Sul, o ministro disse a Clayton Rocha, presidente da Comissão UFPel/200, que “ é uma honra fazer a visita, e falar numa Faculdade de Direito centenária”.
O jornalista disse a Rebelo que, além da Comissão/200, ele também falava em nome do professor Alexandre Gastal, diretor da Faculdade de Direito, unidade da UFPel que irá comemorar 100 anos em agosto de 2012, e cujo curso figura hoje – de acordo com o exame da OAB – em 1º lugar no RS e em 6º lugar no Brasil.
Ao confirmar sua presença em Pelotas, o ministro Aldo Rebelo externou o desejo de conhecer o professor e historiador Mário Osório Magalhães. Em seguida, ele estranhou, e muito, o fato de Pelotas possuir um aeroporto internacional sem nenhuma denominação. Aldo Rebelo disse que “João Simões Lopes Neto é nome que honra a literatura gaúcha e brasileira”, e é merecedor dos esforços de muitas pessoas, dispostas a prestar-lhe uma consistente homenagem em tão marcante data para a Princesa do Sul. O atual ministro dos Esportes já realizou inúmeras viagens de carro ao Rio Grande do Sul, quando deputado, para realizar trabalhos de pesquisa no Estado. Ele aprecia Pelotas e Rio Grande, consagradas como dois berços negros do RS, além de cidades eminentemente portuguesas em suas origens.
José Aldo Rebelo Figueiredo, nascido em Viçosa, Alagoas, em 1956, é jornalista, político, historiador, e foi eleito inúmeras vezes deputado federal pelo Estado de São Paulo. É líder do Partido Comunista do Brasil. Ocupa o cargo de ministro dos Esportes do Governo Dilma Rousseff desde 27 de outubro de 2011, e foi ministro-chefe da Secretaria de Coordenação Política e Relações Institucionais do Brasil, no período 2004/2005. Foi eleito presidente da Câmara dos Deputados para o período 2005/2007. Presidiu o Grupo parlamentar Brasil-China.