Ministra da Cultura visita o Casarão 8

14 de Dezembro de 2011

cult.JPGcult-2.JPG A ministra da cultura, Ana de Hollanda, visitou na manhã desta quarta-feira (14) a obra de restauro do Casarão 8, na praça Coronel Pedro Osório. O prédio foi adquirido pela UFPel em 2006 e será entregue para a comunidade em comemoração aos 200 anos de Pelotas.

cult-3.JPG A ministra conheceu um pouco sobre a história do prédio que foi construído pelo arquiteto italiano José Izella Merotti, em 1878, para servir de residência à família do Conselheiro Francisco Antunes Maciel (segundo Barão de Cacequi) e que, no período entre 1950 e 1973, abrigou o quartel general do 9º Regimento de Infantaria, em Pelotas.

Durante a visita a ministra conheceu toda a riqueza arquitetônica que o prédio possui como os forros trabalhados em estuque, os lambrequins confeccionados em madeira e as estátuas esculpidas em faiança e acompanhou a qualidade das técnicas de restauração utilizadas pela mão-de-obra capacitada através de uma parceria entre os cursos de Museologia e Conservação e Restauro da UFPel e o IFSul.

Na sequência, o reitor Cesar Borges apresentou para a ministra o projeto de restauração com as plantas e colorísticas da futura utilização do Casarão. O prédio sediará o Museu do Doce e o Museu da Antropologia e Arqueologia, além de uma sala de cinema, auditório, salas de exposição permanente, uma sala de exposição temporária, espaço para oficinas e ações educativas, um laboratório de conservação, setor administrativo, área de acolhimento e convivência e um local destinado para estudos e pesquisas.

O presidente do IPHAN, Luiz Fernando de Almeida, também visitou a obra juntamente com autoridades do município, o reitor Cesar Borges, o vice-reitor Manoel Luiz Brenner de Moraes e demais membros da administração central da UFPel.

O encerramento da visita ocorreu com a apresentação musical do grupo de crianças que participa do projeto Pife na Escola que integra o Programa Vizinhança. O Programa desenvolvido pela UFPel oferece ações para melhorar a qualidade dos moradores do entorno do campus Porto.

cult-4.JPG Na foto ao lado, o reitor Cesar Borges mostra o prédio da antiga Cervejaria Brahma à ministra, na região do Porto de Pelotas, onde a UFPel instalará o Centro Multicultural do Mercosul.