Graduandas da Medicina realizam o Hospital do Ursinho no Colégio São José

30 de Novembro de 2011

bear.JPG O Comitê Local da IFMSA-Brazil da UFPel realizou na última sexta-feira, dia 25 de novembro, o “Teddy Bear Hospital”, Hospital do Ursinho. Este projeto começou na década de 90 na Áustria e se espalhou pelo mundo inteiro. Nove graduandas da Medicina foram ao Colégio São José e realizaram uma simulação de hospital com cerca de 60 alunos de quatro anos. Cada criança levou seu próprio ursinho ou boneca, que estava com algum problema (alguns estavam com a perna quebrada, outros com febre, catapora…) e houve uma simulação de atendimento, seguido de exames de Raio-X, Tomografia, participação em uma “cirurgia”, curativos, vacina, farmácia, entre outros.

O objetivo da atividade é mostrar de uma forma lúdica o ambiente hospitalar e fazer com que haja um vínculo de confiança médico-paciente, onde a criança, com sua sensibilidade e criatividade, pode tratar de temas como o adoecer. A campanha foi realizada com sucesso e o objetivo é fazer mais vezes ao longo dos próximos anos.

Neste mesmo fim de semana, o Comitê Local da IMFSA da UFPel realizou sua primeira parceria com uma Liga Acadêmica, a de Nefrologia - NefroVIDA na realização da Campanha de Prevenção à Doença Renal, que aconteceu no sábado, dia 26 de Novembro de 2011, no calçadão de Pelotas. Os serviços prestados à população foram: aferição da pressão arterial, medida da glicemia capilar e promoção à saúde; com acadêmicos de Medicina conscientizando a população sobre quais os riscos e formas de prevenção à doença renal. O público alvo foi de aproximadamente 300 pessoas.