UFPel participa de eventos sobre fronteiras, em Foz do Iguaçu. Reitor anuncia a criação do Observatório de Fronteira

25 de Novembro de 2011

A Universidade Federal de Pelotas, através do Centro de Integração do Mercosul/Núcleo de Estudos Fronteiriços, participa, por meio de seus representantes, o reitor Antonio Cesar Borges e o professor Maurício Pinto da Silva, coordenador do Núcleo de Estudos Fronteiriços, do Seminário Brasil União Europeia sobre Políticas Regionais em Áreas de Fronteira e do 1º Encontro Nacional Anual de Núcleos Regionais de Fronteira, que ocorrem respectivamente nos dias 24 e 25 de novembro, em Foz do Iguaçu (PR), nas instalações da Itaipu-Binacional. O evento debate as principais dificuldades dos Municípios de fronteira, como os baixos padrões de desenvolvimento, a dificuldade de acesso aos bens e serviços públicos, baixa densidade demográfica e baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

Os encontros são promovidos pelo Ministério da Integração Nacional e a Secretaria de Desenvolvimento Regional e têm como objetivo aprofundar o debate para o planejamento de ações a curto, médio e longo prazos, e devem também propor alternativas para o fortalecimento da política de integração com os países vizinhos, que vivenciam problemas similares e carecem de soluções conjuntas e articuladas.

Ao pronunciar-se, o reitor da UFPel anunciou a instalação do Observatório de Fronteira da Rede de Universidades para a Integração Fronteiriça. O Observatório de Fronteira terá a coordenação de três universidades federais através da cooperação entre o Centro de Integração do Mercosul/Núcleo de Estudos Fronteiriços da UFPel, o Centro de Análise e Difusão do Espaço Fronteiriço da UFMS, coordenado pelo professor Tito Carlos Machado de Oliveira e do Centro Amazônico de Fronteira da UFRR. Além das Universidades brasileiras o Observatório de Fronteira terá como sócio-colaborador internacional o Centro Studi di Politica Internazionale – CeSPI – com sede em Roma, Itália.

SEMINÁRIO BRASIL UNIÃO EUROPEIA

O Seminário sobre Políticas Regionais em Áreas de Fronteira mostrará aos participantes as boas experiências brasileiras e europeias sobre as oportunidades de desenvolvimento e cooperação fronteiriços, com ênfase na pesquisa e inovação, em novos modelos de gestão e na infraestrutura indutora da produtividade.

ENCONTRO DE NÚCLEOS ESTADUAIS DE FRONTEIRA

O I Encontro Anual de Núcleos Estaduais de Fronteira reunirá os 11 Núcleos dos Estados fronteiriços para planejar conjuntamente com a Comissão Permanente para o Desenvolvimento e a Integração da Faixa de Fronteira (CDIF) a elaboração de seus Planos de Desenvolvimento e Integração Fronteiriços (PDIFs), as atividades ocorrem nas dependências do Parque Tecnológico da Itaipu-Binacional.