Coordenadoria de Comunicação Social

Universidade Federal de Pelotas

Alunos do Pibid realizam atividades sobre Química em escolas de Pelotas

31 de Outubro de 2011

Os alunos do curso de Licenciatura em Química, participantes do Pibid, organizaram a exposição “A Química no Cotidiano”, com painéis produzidos pela Sociedade Brasileira de Química, sob a orientação das coordenadoras da área da Química no Pibid, professoras Alzira Yamasaki e Maira Ferreira, ambas do Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos.

Os painéis abordam aplicações da Química a temas como Energia, Saúde, Produtos Naturais, Cosméticos, Alimentos, Esportes e a Química do Amor. A exposição foi realizada no Instituto de Educação Assis Brasil, na Escola Estadual Dom João Braga, na Escola Técnica Professora Sylvia Mello e na Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora de Lourdes.

Uma segunda atividade a ser organizada pelos alunos do Pibid e desenvolvida nas mesmas escolas é a coleta de dados para as informações sobre “pH do Planeta”. Na atividade, os alunos do ensino médio farão coleta de uma amostra de água proveniente de uma fonte natural local e medirão o pH, através da utilização de soluções indicadoras. Os valores médios dos resultados obtidos serão lançados no Banco de Dados Nacional do Experimento Global (Global Experiment Database).

A atividade, parte do Experimento Global, integra uma série de eventos propostos pela ONU para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e pela União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC), que no Brasil estão sendo coordenados pela Sociedade Brasileira de Química (SBQ).

Seção: Notícias