UFPel realiza a 12ª Edição do Curso de Formação de Auditores Técnicos do Sistema Nacional de Certificação de Unidades Armazenadoras

28 de Outubro de 2011

A 12ª edição do curso ocorre na UFPel, em Pelotas, no RS, de 12 a 21 de dezembro. As inscrições estão abertas.

Para operarem com grãos de terceiros, financiados pelo sistema bancário ou com estoques da CONAB todas as unidades armazenadoras abrangidas pela Lei 9.973 (29/05/2000) devem ser certificadas.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e do Abastecimento (MAPA) toma importantes decisões na área de armazenamento de grãos no Brasil, cujos conceitos e aspectos operacionais são disciplinados pela Lei nº 9.973/2000, regulamentada pelo Decreto nº 3.855/2001, conforme as novas Instruções Normativas 041/2010 de 14 de janeiro de 2010 e 029/2011 de 8 de junho de 2011 do MAPA.

O Sistema Nacional de Certificação de Unidades Armazenadoras, conforme o Art. 2º a Lei nº 9.973, de 29 de maio de 2000, foi criado com base no Sistema Brasileiro de Certificação instituído pelo CONMETRO, reconhecido pelo Estado Brasileiro, e que possui regras próprias e procedimentos gerenciais.

O trabalho de Certificação de Unidades Armazenadoras será executado por um OCP (Organismo Certificador de Produto) devidamente credenciado pelo INMETRO. Os OCPs terão que ter em seus quadros, auditores capacitados especialmente para proceder a análise de conformidade das unidades armazenadoras.

Para exercer a função de auditor técnico do Sistema Nacional de Certificação de Unidades Armazenadoras, o profissional deve atender a três requisitos:

1) Ser Engenheiro Agrônomo ou Engenheiro Agrícola graduado por Curso reconhecido pelo Ministério da Educação, com registro profissional estadual em vigor no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA), ou nacional.
2) Ter sido freqüente e aprovado em Curso de Formação de Auditor Técnico do Sistema Nacional de Certificação de Unidades Armazenadoras credenciado pela Comissão Técnica Consultiva do Sistema Nacional Certificação de Unidades Armazenadoras.
3) Ter aperfeiçoamento técnico ou experiência profissional na área.

O CURSO DA UFPEL

1. ENTIDADE MINISTRANTE
Laboratório de Pós-Colheita, Industrialização e Qualidade de Grãos, do Departamento de Ciência e Tecnologia Agroindustrial, Faculdade de Agronomia “Eliseu Maciel”, Universidade Federal de Pelotas. A equipe docente é constituída de professores das Faculdades de Agronomia e Engenharia Agrícola da UFPEL e de outras instituições convidadas.

2. LOCAL DO TREINAMENTO
Setor de treinamento do Laboratório de Grãos, campus universitário da Universidade Federal de Pelotas, Município de Capão do Leão, Rio Grande do Sul.

3. PERÍODO
A décima primeira Edição do Curso ocorrerá de 12 a 21 de dezembro de 2011.

4. QUEM PODE CURSAR
Engenheiros Agrônomos e Engenheiros Agrícolas devidamente registrados no CREA.
É preferível que os candidatos estejam envolvidos no setor, tendo um mínimo de dois anos de atividades e/ou que tenham realizado curso ou treinamento de atualização tecnológica em armazenamento e conservação de grãos nos últimos cinco anos.

5. OBJETIVOS
O curso “Formação de Auditores Técnicos do Sistema Nacional de Certificação de Unidades Armazenadoras” do Laboratório de Grãos da UFPEL, homologado pela Comissão Nacional de Certificação de Unidades Armazenadoras vinculado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e do Abastecimento.

6. PROGRAMA, CARGA HORÁRIA E REQUISITOS PARA APROVAÇÃO ASSUNTO
- Legislação Brasileira de Armazenamento e Certificação de Unidades Armazenadoras
- Legislação Brasileira Complementar de Armazenamento e Quadro de Conformidades
- Microbiologia e Micotoxinas no Armazenamento de Grãos
- Estrutura e Evolução de Armazenamento no Brasil
- Fundamentos Científicos e Atualização Tecnológica na Conservação de Grãos
- Operações de Pré-Armazenamento e Armazenamento de Grãos
- Termometria e Aeração de Grãos
- Segurança, Controle Ambiental e de Particulados em Unidades de Armazenamento
- Avaliação da Qualidade em Grãos
- Controle de Pragas nas Unidades Armazenadoras
- Auditagem. Postura e comportamentos do auditor.
- Beneficiamento industrial de grãos protéicos, amiláceos e oleaginosos
- Parboilização de arroz
- Aulas Práticas em Unidade Piloto do Laboratório de Grãos
- Aulas Práticas em Unidades Armazenadoras de Produtor, Coletora e Terminal
- Exercícios de cálculos e dimensionamentos. Provas

O curso tem carga horária total de 54 (sessenta) horas, incluindo conteúdos sobre industrialização de grãos.

Para aprovação no Curso são necessários:
- rendimento igual ou superior a 70% nas avaliações;
- frequência mínima de 80% nas aulas teóricas e práticas

7. INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES
Laboratório de Pós-Colheita, Industrialização e Qualidade de Grãos (Sala 713, DCTA-FAEM-UFPEL)
FONE: (53) 3275 7258, Ramais: 205 (Engº. Agrº Rafael Schiavon)
212 (Prof. Maurício Oliveira).
218 (Prof. Moacir Elias).
E-mails: labgraos@gmail.com; oliveira.mauricio@hotmail.com; eliasmc@uol.com.br

As INSCRIÇÕES serão efetuadas pelo site www.labgraos.com.br