Mais de 70 pesquisadores inscritos no II Congresso Internacional de Filosofia Moral e Política

28 de Outubro de 2011

O II Congresso Internacional de Filosofia Moral e Política da Universidade Federal de Pelotas, agendado para ocorrer entre os dias 7 e 10 de novembro, no prédio da Faculdade de Direito, conta com mais de 70 pesquisadores inscritos. Trata-se de um dos maiores eventos ligados à área de Filosofia do Brasil.

O congresso é organizado pelo Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Filosofia da UFPel. Cumprindo uma agenda bianual, o tema deste ano é “ação, justificação e legitimidade”. Segundo o professor de ética Denis Coitinho Silveira, “a intenção primordial é investigar sobre a capacidade da ação humana em possibilitar a justificação da norma moral, bem como possibilitar a legitimidade política no contexto contemporâneo”.

As conferências internacionais ficarão por conta de Percy Lehning, da Universidade Erasmus de Rotterdam (Holanda); Todd Hedrick, da Universidade de Michigan (EUA); Jean-Christophe Merle, da Universidade de Saarlandes (Alemanha). Além deles, pesquisadores brasileiros e de universidades latino-americanas debaterão temas ligados à ética e política.

Além das comunicações dos pesquisadores inscritos, previstas para o turno da tarde, serão cinco conferências, três mesas temáticas e um minicurso. Estudantes e interessados da comunidade em geral ainda têm prazo para se inscreverem no evento como ouvintes, observando as normas disponíveis no site http://www.ufpel.edu.br/ich/ppgfil/. O congresso tem o apoio financeiro da Capes, Fapergs e Fundação Simon Bolivar.