Tiago Collares é o mais novo membro do Conselho de Informações sobre Biotecnologia

3 de Outubro de 2011

Neste final de semana(1 a 3 de outubro), o professor Tiago Collares assumiu como conselheiro do CIB (Conselho de Informações sobre Biotecnologia). O evento ocorreu em comemoração aos 10 anos da organização e à busca dos Rumos da Biotecnologia no Brasil.

Na ocasião, foram nomeados 25 novos conselheiros. O convite ao professor da UFPel, surgiu em função de sua atuação e difusão de suas pesquisas com Animais Transgênicos aplicados à saúde humana e sua experiência na liderança e contribuição na criação de oportunidades na graduação em biotecnologia. Na oportunidade, a gaúcha dra. Adriana Brondani assumiu a Diretoria Executiva do CIB. Qualificando a representação do estado, outro gaúcho também tomou posse conjuntamente com o professor Collares - o professor da UFRGS, João Antonio Pegas Henriques, ex-presidente da Fapergs.

O Conselho de Informações sobre Biotecnologia é uma organização não-governamental e uma associação civil sem fins lucrativos e sem nenhuma conotação político-partidária ou ideológica. Seu objetivo básico é divulgar informações técnico-científicas sobre a Biotecnologia e seus benefícios, aumentando a familiaridade de todos os setores da sociedade com o tema. Objetiva dispor informações de base científica a respeito da biotecnologia e suas diversas aplicações; estimular a divulgação de informações atualizadas sobre biotecnologia, com base em estudos feitos no Brasil e em outros Países; e estabelecer-se como fonte para jornalistas, pesquisadores, empresas e instituições interessadas em biotecnologia.

Tendo a difusão de informações como principal objetivo, o CIB montou seu projeto assentado numa parceria ampla com profissionais ligados aos principais centros de pesquisa, universidades e institutos de cunho científico do país, além de consultorias especializadas em diferentes segmentos ligados, direta ou indiretamente, à biotecnologia.

Assim, criou-se, em 2002, o grupo de Conselheiros, hoje composto por mais de 70 profissionais que atuam em campos distintos do conhecimento científico. São agrônomos, farmacêuticos/bioquímicos, advogados, biólogos, nutricionistas, engenheiros de alimentos, veterinários e médicos. Tais profissionais são fonte segura de informação e conferem toda a credibilidade para o trabalho de divulgação da biotecnologia realizado pelo CIB. Hoje o órgão conta com cerca de 100 conselheiros altamente qualificados.

O evento ocorreu no Bourbon Convention Ibirapuera em São Paulo, teve paineis nacionais e internacionais e um painel de mídia com presenças da revista Época, Fapesp, Grupo Bandeirantes, e Embrapa.

Segundo Tiago Collares, a participação nas atividades do CIB são fundamentais para promover novas oportunidades aos egressos do curso de graduação e pós-graduação em biotecnologia da UFPel e demais instituições do Brasil. As empresas necessitam de uma nova geração de profissionais altamente qualificada em biotecnologia, é fundamental a criação desta interface. “Nossos alunos serão os maiores formadores de opinião deste país nos próximos anos. O convencimento da sociedade sobre os potenciais de todos os avanços apresentados pela biotecnologia merecem atenção e tradução para uma linguagem acessível. Biotecnoloiga Médica, Células-Tronco, Animais Transgênicos e Plantas Transgênicas são uns dos principais temas que merecem atenção. O CIB tem papel inovador e de responsabilidade social neste sentido”, acentuou o docente da UFPel.