Grupos PET fazem reunião mensal

3 de Outubro de 2011

No sábado, dia 1º de outubro, sob a coordenação do PET Odontologia, foi realizado na Faculdade de Odontologia o Interpet referente a setembro. Esta é uma reunião mensal dos grupos PET da UFPel que busca organizar e estreitar relações de trabalho entre os grupos e tem como tarefa principal a execução do planejamento do ano em curso. Estavam presentes bolsistas e tutores dos grupos PET da UFPel que discutiram e avaliaram diversos assuntos relativos as ações implementadas pelo coletivo dos grupos PET e também a discussão e proposição de outors temas de relevância para o funcionamento e execução do programa.

Dentre os assuntos abordados destacou-se o 7o Campeonato de FUTSAL da UFPel, organizado pelo PET UFPel, que será realizado nos dias 12, 15 e 16 de outubro próximo. As inscrições e demais detalhes podem ser obtidos em http://www.campeonatopet.blogspot.com/.

Aprovou-se durante o INTERPET a realização do PET Ação, que nesse ano será realizado junto a uma escola rural do município de Pelotas. Essa atividade de extensão, que envolverá todos os grupos, tem como principal objetivo levar para a comunidade da escola, experiências vivenciadas pelos grupos e relacionadas a cada graduação as quais os grupos se vinculam. Essa aproximação com a comunidade buscará despertar nos alunos e professores da escola os potenciais interesses pelo ensino, pesquisa e extensão realizados pela UFPel.

Um dos destaques desse INTERPET foi o compromisso que a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós- Graduação assumiu com os grupos, no sentido de que durante as futuras realizações do Congresso de Iniciação Científica da UFPel, os trabalhos dos petianos poderão ser apresentados no formato “oral”, sem limite de apresentadores por grupo.

Após uma reunião dos tutores, Profa. Lorena Gill, Prof. Luciano Agostini, Prof. Maurício Polidori, Prof. Álvaro Ayala, Profa. Francisca Michelon e Profa. Gilsenira Rangel com o Pró-Reitor de PPG, Prof. Manoel de Souza Maia e com o Diretor de Pesquisa da PRPPG, Prof. Orlando A. Lucca Filho, visto que no país o programa PET é considerado como de excelência e que a UFPel tem estreitos compromissos firmados com o programa, ficou acordado que a partir de 2012, todos bolsistas do programa que desejarem poderão apresentar os seus trabalhos de forma oral.

A decisão foi aplaudida por todos os presentes no Interpet, tendo em vista que, até então, havia uma limite, apenas 2 vagas por grupo PET, para apresentação dos trabalhos dos petianos no formato oral. Segundo os bolsistas e tutores está é uma grande conquista para o Programa da UFPel, pois tem sido pauta de reinvindicações de muito tempo. Ficou definido que o próximo Interpet será coordenado pelo PET Engenharia Hídrica e realizar-se-á no mês de outubro nas dependências do Campus Porto.