Cooperativa de reciclagem receberá resíduos produzidos na Universidade

30 de Setembro de 2011

nova-imagem.JPG A Coordenadoria de Gestão Ambiental da UFPel (CGA/GR), através do Programa de Coleta Seletiva em vigor no Campus Porto, firmou na quarta-feira(28) convênio com a Cooperativa de Trabalho, Reciclagem, Integração e Ação Social do Loteamento Ceval e Arredores (CRIAS CEVAL). O acordo é baseado no Decreto Federal 9.540, de 25 de outubro de 2006, que institui a separação dos resíduos recicláveis descartados pelos órgãos e entidades da administração pública federal direta e indireta, na fonte geradora, e a sua destinação às associações e cooperativas dos catadores de materiais recicláveis.

O convênio prevê que o resíduo reciclável produzido na Universidade seja doado para a cooperativa, beneficiando assim a comunidade que tem sustento na atividade de reciclagem e as diversas famílias cooperadas. “Essa forma de inclusão socioambiental ajuda ainda a diminuir a quantidade de lixo a ser enviado para o aterro sanitário municipal, ampliando assim seu tempo de vida útil. Além disso, impulsiona o setor econômico da reciclagem”, considerou o coordenador de Gestão Ambiental da UFPel, Pablo Mendes.

A assinatura do convênio foi realizada na presença da coordenação e equipe da CGA, do presidente da CRIAS CEVAL, Vaner Padilha Pancinha, e do professor Paulo R. G. Corrêa da Silva.

A Coordenadoria de Gestão Ambiental está viabilizando novas ações para aperfeiçoar o Programa de Coleta Seletiva em vigência no Campus Porto. O órgão está reforçando a importância da colaboração de todos os envolvidos, servidores, professores, alunos e funcionários terceirizados, para a obtenção de sucesso no programa.