Coleta seletiva no campus Porto tem progressos

30 de Setembro de 2011

O Programa de Coleta Seletiva colocado em prática nas dependências do Campus Porto da UFPel, pela Coordenadoria de Gestão Ambiental da UFPel (CGA/GR), começa a apresentar bons resultados no que diz respeito a segregação, coleta e destino final dos resíduos recicláveis gerados na Reitoria.

coleta-2.jpgAlgumas ações possibilitam que o Programa de Coleta Seletiva comece a ter efetividade, como a distribuição e colocação de lixeiras coloridas nos ambientes administrativos e acadêmicos do campus, nas cores verde (para o lixo reciclável) e laranja (para o resíduo orgânico) e a disponibilização de área física para o Depósito Temporário de Resíduos, a fim de estocar o material reciclável. Além disso, a sensibilização dos servidores da Instituição é considerada pela CGA um elemento chave para o sucesso do programa, dessa forma a Coordenadoria realiza cursos de capacitação de servidores, em conjunto com o Departamento de Planejamento e Desenvolvimento de Pessoal (DPDP/PRGRH). Ações pontuais de conscientização também são realizadas por servidores da CGA, que levam a informação às salas administrativas sobre a importância do comprometimento de todos com a coleta seletiva. São realizadas também reuniões periódicas com os responsáveis pela limpeza do prédio para a orientação sobre como proceder no momento do recolhimento dos resíduos. Outras ações estão sendo planejadas para aperfeiçoar o programa.

coleta-3.jpgA destinação dos resíduos gerados na Universidade está sendo estabelecida mediante convênio a ser celebrado com uma Cooperativa de Reciclagem do município. A CGA reforça a importância do comprometimento de todos os atores (servidores, professores, alunos, funcionários terceirizados) envolvidos no processo para a obtenção de sucesso nos resultados do Programa de Coleta Seletiva.

Gráficos demonstrando o andamento do Programa

coleta-grafico-1.jpg
Gráfico 1