Arquitetura realiza a 1ª Jornada de Estudos de Morfologia e Modelagem Urbana

29 de Setembro de 2011

O Laboratório de Urbanismo - LabUrb, juntamente com o Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo - PROGRAU, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFPel, realiza de 5 a 13 de outubro a 1ª Jornada de Estudos de Morfologia e Modelagem Urbana.

O evento está voltado para o debate sobre os desafios da cidade contemporânea e aborda aspectos relativos ao crescimento urbano, relações entre ambiente natural e cidade, mobilidade e transporte, as dinâmicas de transformação da estrutura intraurbana e a configuração espacial de seus espaços constituintes. No conjunto de palestras e workshops integrantes do evento estas temáticas serão exploradas com o auxílio de modelagem e simulação computacional, aplicando métodos analíticos considerados tradicionais e modelos mais novos de desenvolvimento local.

O encontro conta ainda com uma parte de aplicação prática dessas temáticas e métodos analíticos numa oficina de modelagem urbana voltada para os desafios do planejamento urbano na cidade de Jaguarão, cidade que, para além do desafio representado pelo crescimento de sua estrutura urbana nas últimas décadas, conta com um conjunto histórico e paisagístico recentemente tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN.

Entre os palestrantes e ministrantes das oficinas se destacam os professores Maurício Couto Polidori e Eduardo Rocha da UFPel, Otávio Peres da UCPel, Júlio Celso Borello Vargas da UFRGS, Renato Tibiriçá Saboya da UFSC e Niara Clara Palma da UNISC.

As inscrições podem ser feitas de 3 a 5 de outubro no LabUrb, localizado nas dependências da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo situada na rua Benjamin Constant, 1359, das 8h às 12h e das 14h às 18h ou pelo email laburbufpel@gmail.com.