Artigo do reitor Cesar Borges integra livro sobre Itamar Franco

22 de Setembro de 2011

Obra será lançada na Academia Brasileira de Letras

livro-itamar.JPG Artigo escrito pelo reitor da UFPel, Antonio Cesar Gonçalves Borges, integra resenha de manifestações de reconhecimento à figura do ex-presidente Itamar Franco, que compõe o conteúdo do livro “Itamar Franco: Homem público democrata e republicano”, editado pela Fundação Astrojildo Pereira e que tem como organizadores Ivan Alves Filho e Francisco I. de Almeida.

A obra, que será lançada na Academia Brasileira de Letras, no Rio de Janeiro, no próximo dia 30, às 17h30min, traz uma síntese de declarações, discursos, artigos, notas e outros tipos de manifestações públicas feitas por autoridades de vários poderes da República, em suas muitas instâncias, por personalidades políticas de diversas concepções ideológicas, por organizações e líderes da sociedade civil, por intelectuais e acadêmicos, por periódicos e jornalistas, utilizando-se das mais diferentes formas e envolvendo vários estados da Federação.

O artigo de Cesar Borges foi publicado em julho deste ano, a propósito do falecimento do ex-presidente, como um pleito de gratidão e reconhecimento às decisões que contemplaram de forma especial a Universidade Federal de Pelotas na gestão Itamar Franco, quais sejam aquelas referentes ao cumprimento do Tratado  Brasil-Uruguai da Lagoa Mirim, tornando a UFPel uma instituição  pioneira nas ações de integração fronteiriça, das quais advieram a criação da Agência para o Desenvolvimento da Lagoa Mirim e do Centro de Integração do Mercosul.

Reveja a íntegra do artigo do reitor da UFPel no arquivo artigo-homenagem-itamar-franco.doc.