Professor do CDTec/UFPel palestra no PPGQ

30 de Agosto de 2011

O Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) promove, nesta quarta-feira(31), às 14h, no Mini-Auditório do CCQFA, o seminário “Agregação, pricipitação e deposição de asfaltenos em petróleos e sistemas modelo”, ministrado pelo professor dr. Antonio Carlos da Silva Ramos, do Centro de Desenvolvimento Tecnológico (CDTec-UFPel).

Resumo do Seminário

Asfaltenos constitui uma fração poliaromática pesada de petróleos que pode vir a formar depósitos em função de alterações de pressão, temperatura e composição durante a produção. A ocorrência de fases sólidas pode comprometer seriamente as operações de produção, refino, transporte e estocagem dos petróleos e gastos significativos são alocados com medidas operacionais para evitar a deposição ou tratar depósitos já formados. Sob um ponto de vista científico, um melhor conhecimento dos mecanismos de agregação dos asfaltenos é de fundamental importância para adoção de medidas mais eficazes para evitar ou inibir a sua precipitação. Recentemente, abordagens baseadas nas propriedades interfaciais e coloidais dos asfaltenos têm indicado um mecanismo de agregação pela determinação de etapas críticas no crescimento dos agregados. Neste seminário objetiva-se um entendimento atual do petróleo e, sobretudo, dos asfaltenos, bem como dos modelos físicos adotados para explicar a precipitação dos asfaltenos.

Sobre o palestrante

Antonio Carlos da Silva Ramos possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1992), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1995) e doutorado em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Atualmente é professor/pesquisador da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Processos Orgânicos, atuando principalmente nos seguintes temas: asfaltenos, petróleo, adsorção, aditivos e inibidores.