Coordenadoria de Comunicação Social

Universidade Federal de Pelotas

Orientações e esclarecimentos sobre o ENADE

30 de Agosto de 2011

A Procuradora Institucional da UFPel, Tânia Bachilli, transmite aos coordenadores, orientações e esclarecimentos sobre o ENADE:

Às Instituições de Educação Superior

Assunto: Reitera aviso sobre reenquadramento de cursos

Senhores(as) Dirigentes, Pesquisadores(as) Institucionais e Coordenador(as) de Curso,

. Reiteramos orientações e esclarecimentos disponíveis em http://portal.inep.gov.br/enade referentes

i. ao reenquadramento de cursos no Enade 2011 (http://download.inep.gov.br/educacao_superior/enade/documentos/2011/enade2011_aviso_%20reenquadramento_16082011_acs.pdf ); e

ii. às diretrizes para as provas de Engenharia e Computação (http://download.inep.gov.br/educacao_superior/enade/documentos/2011/enade2011_esclarecimentos_engenhariaecomputacao_16082011_acs.pdf ).

2. Engenharia de Computação. Identificamos, em nosso sistema de inscrição, a ocorrência de cursos de Engenharia de Computação enquadrados na área de Engenharia - Grupo II. Lembramos que a área de Engenharia de Computação será avaliada na área de Computação (Enquadramento: Computação (Engenharia de Computação). Considerando o projeto pedagógico de seu curso e as diretrizes para as provas do ENADE 2011 (ver Nota de Esclarecimento acima), solicitamos a gentileza de verificar sistema de inscrição - Enade 2011 o enquadramento do curso de Engenharia de Computação de sua IES.

3. Sistemas de Informação. Constam, em nosso sistema de inscrição, vários cursos de Sistemas de Informação enquadrados em Computação (Bacharelado). Conforme Nota de Esclarecimento acima, a prova da área de Computação conterá questões específicas para o Bacharelado em Sistemas de Informação. Com o objetivo de promover a adequada correção das provas, solicitamos a gentileza de verificar no sistema de inscrição - Enade 2011  o enquadramento do curso de Sistemas de Informação de sua IES e, se for o caso, reenquadrá-lo em Computação (Sistemas de Informação).

4. Por oportuno, lembramos que o reenquadramento poderá ser efetuado até o dia 31 de agosto próximo, sem que seja necessário excluir as inscrições já realizadas (Ver Aviso sobre Reenquadramento acima).

Atenciosamente,

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira

Diretoria de Avaliação da Educação Superior

Seção: Comunicados · Notícias