Curso de Engenharia Hídrica adquire licenças do SIG ArcGIS Desktop 10

29 de Agosto de 2011

O curso de graduação em Engenharia Hídrica/UFPel adquiriu um pacote educacional com 31 licenças do SIG ArcGIS Desktop 10 disponível para ser utilizado no Laboratório de Informática Aplicada a Recursos Hídricos/Engenharia Hídrica, além de uma extensão específica e atualizações para os próximos quatro anos. A aquisição dessas licenças foi viabilizada mediante recursos do REUNI, Programa de Governo que permite consolidar a Engenharia Hídrica da UFPel no cenário regional e nacional. Segundo informações do departamento de Geonegócios da empresa IMAGEM Geosistemas & Comércio Ltda, São José dos Campos - SP, representante exclusiva da ESRI (Environmental Systems Research Institute, Inc.) no Brasil, pouquíssimas instituições de ensino e pesquisa no Rio Grande do Sul possuem esta licença, destacando-se a Universidade Federal de Pelotas, pela obtenção da segunda licença em um período extremamente curto de tempo. A primeira licença também foi adquirida pelo curso de Engenharia Hídrica, em 2010, com recursos de projeto de pesquisa (edital ARD/FAPERGS) aprovado pelo Prof. Samuel Beskow, docente do curso.

Em se tratando de SIG (Sistema de Informações Geográficas), o software mais utilizado no mundo para esta finalidade é o ArcGIS. Desta forma, os alunos do curso de graduação em Engenharia Hídrica terão a possibilidade de usufruir o referido SIG diretamente nas aulas teóricas e/ou práticas, assim tornando mais dinâmica a aprendizagem, capacitando-os para a profissão. Além disso, os alunos e professores poderão utilizar o ArcGIS com a finalidade de desenvolver trabalhos acadêmicos e científicos na UFPel.

O grupo de pesquisa “Recursos Hídricos e Meio Ambiente” (RHIMA/Engenharia Hídrica/UFPel) tem utilizado intensamente este SIG em suas atividades de pesquisa, propiciando análises mais robustas e eficientes na área de recursos hídricos, bem como a inserção de alunos de graduação e pós-graduação neste segmento das Geotecnologias Aplicadas a Recursos Hídricos. Diante da necessidade de qualificação nesta área, o grupo RHIMA não tem poupado esforços para possibilitar que os seus integrantes tenham uma formação sólida em ArcGIS, fato este comprovado pelos recentes artigos publicados e projetos de pesquisa em andamento em que este SIG é empregado. Além disso, o Prof. Samuel Beskow (Engenharia Hídrica/UFPel) e seu co-orientado de Doutorado, Leandro Sanzi Aquino (UFPel), participaram de um treinamento em ArcGIS Desktop I e II versão 10, realizado pela empresa Imagem Geosistemas e Comércio Ltda no período de 15 a 19 de agosto de 2011 em Porto Alegre – RS, intensificando a aplicação desse SIG nos fazeres diários de ensino e pesquisa.

A aquisição destas licenças auxiliará no desenvolvimento de atividades ligadas a projetos de pesquisas do curso de Engenharia Hídrica, em que muitas vezes são necessárias análises espaciais e temporais na área de recursos hídricos, as quais são possibilitadas somente com o uso de um SIG eficaz e robusto. Os alunos serão os principais beneficiados, visto que estes estarão em contato, desde o início da graduação, com uma ferramenta considerada como estado-da-arte para aplicação na área de recursos hídricos.

As habilidades no ArcGIS  farão dos Engenheiros Hídricos egressos da UFPel destaques na área de Geotecnologias aplicadas a Recursos Hídricos, permitindo que estes se tornem profissionais diferenciados em um mercado de trabalho cada vez mais exigente e competitivo.