Curador pedagógico da 8ª Bienal de Artes Visuais do Mercosul ministra workshop no Malg

15 de Agosto de 2011

Destinado a professores, estudantes, artistas e interessados em mediação, curso gratuito aborda a obra do artista homenageado Eugenio Dittborn, que terá itinerâncias nessa cidade a partir de setembro

Na quinta-feira (18), o curador pedagógico da 8ª Bienal do Mercosul, Pablo Helguera (México), estará no Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo  para ministrar workshops sobre a obra do artista homenageado dessa edição, o chileno Eugenio Dittborn.

O curso é gratuito, com duração de três horas e destinado a professores, estudantes, artistas e interessados em mediação. São 40 vagas em cada turma.

Confira abaixo o serviço e as inscrições.

Em seu workshop, Pablo Helguera traça um breve panorama histórico do que é arte e discute algumas questões filosóficas e debates que se desenvolvem em torno da arte que é feita por artistas para artistas e como essas questões não são relevantes apenas a um grupo exclusivo, mas ajudam a iluminar o processo de análise, crítica e criação de arte em si. Sob o título, “A arte vê a arte: traçando o território do estético”, o curso baseia-se nos questionamentos de Dittborn sobre a obra de arte. Em suas pinturas aeropostais, o artista traz perguntas ao espectador, tais como: “O que define uma pintura”? “O que define um espaço de exposição?” e “Onde começa e onde termina a experiência artística?”.

A exposição de Eugenio Dittborn na 8ª Bienal do Mercosul será mostrada em Porto Alegre no Santander Cultural. São quinze obras de grande porte e três vídeos sobre a série de “Pinturas Aeropostais” - obras de ampla riqueza iconográfica que o artista desenvolve desde os anos 80, misturando desenho, costura, pintura e colagem, e que chegam ao seu local de exposição através dos correios. Uma destas obras é inédita e está sendo produzida especialmente para ser mostrada na cidade de Pelotas, durante o período da Bienal. Intitulada “OB.IT”,  a peça é resultado de uma viagem que o artista realizou durante o mês de março, quando visitou Pelotas,. As itinerâncias das Pinturas Aeropostais vão acontecer em  Pelotas com a parceria do Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo do Centro de Artes da UFPel.

Dia 18 de agosto, das 17h às 20h
Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo
Rua General Osório, 725
Inscrições pelo e-mail professor@bienalmercosul.art.br ou pelo telefone 51 3254 7517 e 51 3254 7519

Pablo Helguera – curador pedagógico

Nasceu na Cidade do México em 1971. Vive e trabalha em Nova York, EUA. É artista visual e educador. Sua atuação como educador está diretamente relacionada ao seu trabalho como artista, refletindo sobre questões de interpretação, diálogo e o papel da cultura contemporânea no mundo globalizado. Foi chefe de programas públicos no Departamento de Educação do Museu Guggenheim, em Nova York (1998-2005), onde organizou cerca de 500 eventos e 30 exposições. Desde 2007, é diretor do Adult and Academic Program no Museum of Modern Art – MoMA (Nova York). Em 2008, foi premiado com o John Simon Guggenheim Fellowship e também recebeu o Creative Capital Grant, em 2006, entre outros prêmios. É autor de oito livros que incluem temas de museologia, performance e educação. Recentemente recebeu o primeiro Prêmio Internacional de Arte Participativa, na região de Emiglia-Romagna, na Itália.