Alunos da UFPel participam de operação em Salto do Céu - MT

25 de Julho de 2011

sam_0953.JPG A equipe de Operação Tuiuiú do Projeto Rondon em Salto do Céu, no Mato Grosso, composta pela Universidade Federal de Pelotas, RS, e Faculdade Dom Bosco, do Paraná, está tendo uma excelente receptividade da comunidade.
“Salto do Céu é um município muito lindo com uma população muito acolhedora e hospitaleira. Temos vivenciado momentos maravilhosos junto a esta comunidade, ansiosa por novos conhecimentos”, observa a professora Urânia Pereira Sperling.
A comunidade recebeu a equipe com festejo e organização, realizando uma abertura oficial com todas as autoridades do município e representantes da comunidade, coordenada pelo prefeito de Salto do Céu.
Inicialmente, o grupo participou de uma reunião com o prefeito e lideranças da comunidade, realizando diagnóstico local (DRUP) e divulgando as atividades do Projeto Rondon.
As oficinas realizadas na primeira semana em Salto do Céu foram as seguintes:
Brincadeiras em grupo, elementos básicos de música, práticas de violão, manejo sustentável de águas, construção de fosse séptica, humanização e acolhimento do setor público, música e vídeo, ritmo e corpo, alongamento na atividade do músico, economia solidária, projetos e programas públicos, musicalização infantil, Programa 5S, resíduos sólidos, história da música, construção de hortas comunitárias, elaboração de eventos, manejo do gado leiteiro, recreação, trabalho de saúde na família, inventário turístico, planejamento turístico, trabalho cultural, direito das pessoas com deficiência, fatores emocionais com filhos com deficiência, primeiros socorros, estatuto da criança e do adolescente, conselho municipal de saúde, conselho municipal dos órgãos responsáveis, distúrbios da aprendizagem, educação inclusiva - cegos e intelectual, recreação, trabalho de saúde na família, incentivo a leitura, brinquedoteca, contação de história, Libras, doenças endêmicas, planejamento familiar, alimento materno, Lei Maria da Penha, cuidados com o bebê, saúde sexual reprodutiva, uso de álcool e drogas.
Outras oficinas estão programadas para esta semana, com relação a patrimônio e potencial turístico, formação de monitores de violão, planejamento familiar e aleitamento materno, violência contra a mulher, manejo de gado leiteiro, atletismo, educação ambiental, teoria e sopro, horta comunitária, ecoturismo, mapa mental e trilhas, equoterapia, zoonoses, aproveitamento de alimentos, higienização e conservação de alimentos, formação de monitores, como montar uma brinquedoteca, formação de recepcionista, formação de garçom, condutores de turismo local, teoria musical e sopro, organização de eventos, humanização no serviço público, boas práticas para o serviço de alimentação, produção ecológicas, viabilidade de produção de alimentos locais, dança de salão e orçamento doméstico.
“Como foi identificado um imenso potencial turístico no município e a necessidade de qualificação do mesmo, estamos também realizando um trabalho técnico direto com o secretário de Planejamento, Finanças e Administração, com o secretário de Meio Ambiente, Rural e Turismo e com o secretário de Educação. A equipe das duas IES de Salto do Céu está muito satisfeita com a receptividade e participação nas oficinas pela adesão dos multiplicadores a quem se deve destinar o trabalho do projeto Rondon”, informa a docente da UFPel.
As atividades do projeto Rondon são gratuitas a toda população e tanto alunos como professores realizam um trabalho voluntário, sendo que a Prefeitura fornece hospedagem e alimentação e o Ministério da Defesa o transporte.

dsc03130.JPG

Na operação Tuiuiú em Salto do Céu - MT, alunos da UFPel ensinam novas técnicas para a produção de leite. Entre as práticas desenvolvidas estão a silagem de colostro: uma técnica simples, de baixo custo e que permite economia de leite na propriedade.

Na operação Tuiuiú em Salto do Céu – MT, alunos da UFPel ensinam novas técnicas para a produção de leite. Entre as práticas desenvolvidas estão a silagem de colostro: uma técnica simples, de baixo custo e  que permite economia de leite na propriedade.