Seminário Diálogos sobre a educação de surdos na Região Sul ocorre nesta sexta(1º)

29 de Junho de 2011

Ocorrerá nesta sexta-feira, dia 1º de julho, no Auditório da Universidade Federal de Pelotas - Campus Porto (Rua Gomes Carneiro, nº 1) o encontro intitulado “Diálogos sobre a educação de surdos na Região Sul”. O objetivo é discutir a situação da Educação de Surdos na Região Sul do Rio Grande do Sul, especialmente aquela relacionada ao acesso e permanência deste grupo cultural nas Instituições de Ensino Superior. Por este motivo, será restrito para convidados.

O evento é organizado pela Universidade Federal de Pelotas, Universidade Católica de Pelotas, Universidade Federal do Rio Grande, Instituto Federal Sul-Rio Grandense - Campus Pelotas, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Rio Grande, Universidade Federal do Pampa, Faculdade Anhanguera de Pelotas, Centro de Apoio, Pesquisas e Tecnologias para a Aprendizagem - Capta/SME, Coordenadoria Regional de Educação (CRE 05 / SEC-RS), Associação de Surdos de Pelotas - ASP, bem como pela Associação Gaúcha de Intépretes de Língua de Sinais - AGILS.

Um dos temas em destaque é a adaptação das provas de vestibular para a Libras - Língua Brasileira de Sinais. Foram convidadas para este debate as Intérpretes de Libras/Língua Portuguesa Anie Pereira Goularte Gomes (UFSM) e Liane Camatti (IF Farroupilha), por terem, ambas, participado da elaboração da tradução do concurso vestibular da Universidade Federal de Santa Maria.

O público-alvo são os gestores das Instituições de Ensino Superior da Região Sul, bem como os agentes dos processos seletivos, ou seja, representantes dos setores envolvidos com o processo de seleção. Como também aqueles envolvidos no processo de formação básica dos estudantes - ensino fundamental e médio.

Mais informações no arquivo folder-final.pdf, que traz o folder do evento.