Bacharelado em Química de Alimentos comemora 15 anos

14 de Junho de 2011

O curso de Bacharelado em Química de Alimentos da UFPel comemora nesta semana 15 anos de atividade. Implantado em 1996, foi o pioneiro no país, tendo seu reconhecimento junto ao MEC através da Portaria 211 em 25 de fevereiro de 2000. O bacharel em Química de Alimentos é um profissional diferenciado, possui formação na área da química tecnológica, porém, com grande ênfase em ciência e tecnologia de alimentos, que o capacita a desenvolver e controlar todos os processos químicos, físicos e biológicos de transformação e conservação dos alimentos e dos produtos alimentícios.

No decorrer destes 15 anos, o curso de Bacharelado em Química de Alimentos da UFPel formou inúmeros profissionais que, desde a primeira turma, atuam em pequenas, médias e grandes empresas do setor alimentício. Além disso, vários de seus egressos ingressaram em cursos de Pós-Graduação strictu sensu com os melhores conceitos na área de alimentos no Brasil, como os programas da Unicamp e da Universidade Federal de Viçosa, e hoje o Bacharelado em Química de Alimentos é o curso de graduação que mais aprova estudantes nos Programas de Pós-Graduação da área de Ciência e Tecnologia de Alimentos da própria UFPel. Reflexos disso são os docentes originários deste curso de graduação que atuam em diversas universidades do país como, por exemplo, na Universidade Tecnológica Federal do Paraná e no próprio curso de Química de Alimentos da UFPel.

“Não podemos esquecer o esforço e dedicação dos reitores, pró-reitores, diretores, chefes de departamentos, coordenadores, técnicos, servidores, diretórios acadêmicos, alunos e, principalmente, dos professores, que, ao longo destes 15 anos, tem procurado, sempre com muita dignidade, a manutenção e fortalecimento deste curso, afim de que o mesmo possa cada vez mais formar profissionais diferenciados da área de alimentos, capazes de contribuir efetivamente para o desenvolvimento do país. Na certeza de que temos muito ainda a fazer e melhorar, mas também de que temos muito do que nos orgulhar e comemorar, parabenizamos a todos que fazem parte desta história, observa o coordenador do Colegiado do curso de Química de Alimentos, professor Eliezer Ávila Gandra.