III Encontro do Centro de Diagnóstico e Pesquisa em Micologia Veterinária

31 de Maio de 2011

iii-enc-micvet.JPGO III Encontro do Centro de Diagnóstico e Pesquisa em Micologia Veterinária (MicVet), ocorrido no dia 26 de maio, na sede da VETSUL em Pelotas, sob a coordenação do professor Mário Carlos Araújo Meireles, contou com a participação expressiva de profissionais da área da saúde animal e alunos dos cursos de graduação e pós-graduação de Medicina Veterinária da UFPel.

O encontro, que teve como tema o projeto de extensão “Diagnóstico Micológico para Clínicas de Pequenos Animais”, abordou assuntos relacionados ao diagnóstico das micoses mais prevalentes na região sul do Rio Grande do Sul, ocorridas nos quatro anos de existência do projeto (2006 - 2010). A palestra da médica veterinária Rosema Santin destacou a importância dos clínicos veterinários no reconhecimento das micoses emergentes em nossa região e seu contexto tanto no âmbito da medicina veterinária quanto da saúde pública.

O projeto tem proporcionado uma maior interação entre os membros da sociedade, profissionais da saúde e comunidade acadêmica, trazendo informações relevantes sobre o aumento considerável das infecções fúngicas, inclusive zoonóticas, mostrando dessa forma, a importância da integração dos profissionais da área da saúde na minimização do impacto destas micoses na sociedade local.